menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Rússia afirma que não irá recorrer à suspensão imposta pela IAAF

Após diversos casos de doping, russos foram proibidos de competir no atletismo na Olimpíada do Rio de Janeiro. Agora, federação precisa cumprir imposições da entidade

Yelena Isinbayeva
imagem cameraYelena Isinbayeva pode ficar fora da Olimpíada do Rio de Janeiro (Foto: Phil Noble/AFP)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 26/11/2015
16:21

  • Matéria
  • Mais Notícias

A Rússia afirmou que não irá recorrer à suspensão imposta pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), que tira o país das disputas na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016. O motivo, segundo o presidente interino da entidade, foi o medo de uma sanção ainda maior.

O motivo da punição foram os recorrentes e sistemáticos casos de doping dos russos em competições oficiais, apoiados pelo governo do país, incluindo as diversas alegações de suborno a autoridadades a fim de silenciar denúncias e exames antidoping.

"A Federação Russa (Araf) confirmou entender que o conselho só irá aceitar sua reinstauração como membro da IAAF seguindo recomendações da equipe de inspeção da própria IAAF, que irá decidir se as exigências foram cumpridas. A Araf afirmou que irá cooperar inteiramente com as investigações", comentou a Associação Internacional, em comunicado oficial.

Agora, a Rússia precisa cumprir exigências da Agência Mundial Antidoping (WADA, em inglês) e da própria IAAF a fim de retornar aos Jogos Olímpicos, inclusive na edição brasileira. Assim, após negar todas as acusações, os russos preferiram não entrar com um recurso contra a punição, mas se enquadrar aos padrões mundiais.

- Ou nós concordamos e começamos a corrigir esses problemas, o que já estamos fazendo, ou prolongamos a agonia e espera até que recebamos uma punição ainda mais séria - disse o presidente interino da Araf, Vadim Zelichenok.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias