O Santos entrou com processo na Fifa contra o Almería, da Espanha. A razão da ação diz respeito à compra do zagueiro Kaiky, que não teria sido paga pelos espanhóis.
Em 2022, o defensor de 19 anos foi negociado junto ao clube da Espanha por 7 milhões de euros (R$ 38 milhões, na cotação da época) e assinou contrato válido por seis temporadas. O Alvinegro receberia em torno de R$ 26 milhões do montante. O Barcelona tinha a preferência de compra, mas optou por não exercê-la.
ENTENDA O QUE ACONTECEU
O Peixe ainda carrega dívidas com a receita federal espanhola em relação à negociação de Neymar para o próprio Barça, acertada em 2013. Na mesma época em que o Almería oficializou a compra de Kaiky, no ano passado, o fisco penhorou os recebíveis do Alvinegro.
Apesar da penhora, uma diferença entre as cifras destinadas à receita e o valor total da compra deveria ser depositada ao Santos, o que não ocorreu. Por esse motivo, o Peixe acionou a Fifa. O Lance! apurou que o clube está confiante no sucesso no processo.
+ Até 70% OFF em produtos do Peixe para os torcedores fanáticos!
O Almería alega que o vencimento dos valores que deveriam ser pagos ao Alvinegro seria apenas em 2024. No entanto, os santistas se apoiam em proteções contratuais que reservam o direito ao pagamento antecipado. Este processo não possui relação com o acordo entre Santos e Barcelona sobre o 'caso Gabigol'.
CARREIRA DE KAIKY
Na Europa, o zagueiro revelado na base santista entrou em campo 14 vezes. Pelo profissional do Peixe, Kaiky soma 55 partidas e dois gols.
*A reportagem entrou em contato com o Almería, mas ainda não obteve resposta. Assim que houver uma manifestação dos espanhóis, a matéria será atualizada.