Clube e Instituto podem transformar Neymar pai em agente de talentos
Contrato com Jabaquara prevê gerenciamento do futebol de base e profissional. No Instituto Neymar Jr, ex-olheiro do Santos garimpa novos jogadores e prevê ponte com time
Em pouco tempo, Neymar da Silva Santos, pai do craque da Seleção Brasileira, pode se tornar responsável pelo descobrimento de novos talentos no futebol brasileiro. Isso porque o Instituto Projeto Neymar Jr conta com um olheiro famoso por lapidar jogadores e a N&N Consultoria, empresa da família, gerencia o futebol do tradicional Jabaquara, de Santos, hoje na quarta divisão do futebol paulista.
O Instituto Projeto Neymar Jr, localizado no bairro da Glória, em Praia Grande, é presidido por Nadine, mãe de Neymar, mas foi o pai do atacante o responsável por levar Betinho para gerenciar o futebol. Garotos de 7 a 14 anos jogam diariamente no local e são observados por ele, famoso como descobridor do próprio Neymar, de Robinho e Gabigol, todos formados nas categorias de base do Santos Futebol Clube.
– Eu vou conseguir enxergar no garoto esse talento. E ai nós temos uma parceria com a base do Jabaquara, não podemos prender os garotos aqui no Instituto, não há contrato. Se aparecer um jogador diferente, nós levamos primeiro para o Jabaquara – explica Betinho ao L!.
Não há contrato nem do Instituto com os garotos e nem com o próprio Jabaquara. A conexão com o clube da cidade de Santos se dá por elos de amizade e pela N&N Consultoria.
Ex-olheiro do Santos, Betinho garimpa talentos no Instituto. Ponte com o Jabaquara pode acontecer a qualquer momento
No começo do ano, a empresa tornou-se patrocinadora master do Jabaquara. Mais do que estampar o nome na camisa, o contrato válido até o fim do ano prevê um repasse mensal de ajuda de custo ao clube e poder total para gerenciar o futebol de base e profissional. Os valores não foram divulgados. Atualmente, o técnico do Jabaquara é justamente Darlan Santana, amigo de Neymar pai há anos...
Darlan foi professor de Neymar Jr ainda no colégio, quando o garoto iniciava sua trajetória no time da Vila Belmiro e frequentava diariamente a escolinha Lupe Picasso, próximo ao estádio. Lá, deu ao atacante inúmeras chances no time de futsal e já era próximo do pai.
Amigo também de Betinho, Darlan estava há pouco tempo no comando da base do Jabaquara. Transferiu-se ao profissional depois da saída de Milton Fernandes do cargo. Agora, aguarda pelo primeiro ‘enviado’ do Instituto. Por enquanto, ainda não apareceram garotos vindos de lá. Trata-se de um projeto para o futuro.
Enquanto isso, no Instituto, Betinho trouxe para ser técnico de futebol das crianças Alex Souza, que passou 18 anos no Santos, onde foi campeão com o sub-11 como técnico. A categoria dos garotos mais novos foi justamente onde Alex conseguiu se destacar como técnico, após se formar em Educação Física.
– É claro que vai aparecer talento daqui a um tempo aqui dentro. E eles vão poder falar: ‘nós saímos do Instituto Neymar’, já pensou? – diverte-se Betinho, ciente de que o nome do craque atrai muitos olhares ao local.
QUEM É O JABAQUARA
Fundado por espanhóis em 1914, o O Jabaquara é um tradicional clube da cidade de Santos. O clube foi inicialmente batizado de Hespanha, em referência à origem de seus fundadores, mas teve que mudar de nome nos anos 40, pode determinação legal do governo. O clube teve seu auge nessa época, quando chegou a rivalizar com o Santos. Foi no Jabuca, como é carinhosamente conhecida a agremiação, que formou-se Gylmar dos Santos Neves, um dos maiores goleiros da história do Brasil, bicampeão da Libertadores e Mundial pelo Peixe ao lado de Pelé.
RESPOSTA DA N&N Consultoria
Por meio de sua assessoria de imprensa, a N&N Consultoria entrou em contato com a reportagem do LANCE! nesta sexta-feira, após a publicação da matéria, e afirmou que a empresa não gerencia o futebol do Jabaquara Atlético Clube, sendo apenas um de seus patrocinadores. O LANCE! mantém as informações acima publicadas.
*atualizado às 16h47