Contratações, torcida e Cavani: como foi a reunião entre conselheiros do Santos e Andres Rueda
Conselho Deliberativo organizou evento com o presidente do Peixe nesta segunda-feira (6)
O Conselho Deliberativo do Santos realizou nesta segunda-feira (6) uma reunião extraordinária com a presença de torcedores, conselheiros, membros do Comitê de Gestão, jornalistas e o presidente Andres Rueda. O tema principal foi o planejamento do futebol para 2023, mas outras pautas também foram discutidas.
Preocupados com o desempenho esportivo, os conselheiros do Peixe apresentaram o requerimento que solicitava a realização do encontro há cerca de duas semanas, com o número necessário de assinaturas para que a reunião acontecesse. A principal tensão é que o clube repita o desempenho dos dois últimos anos, quando brigou para não ser rebaixado no Paulistão e no Brasileirão, além de não disputar títulos.
CONTRATAÇÕES
O presidente Andres Rueda e o Comitê de Gestão participaram do encontro de forma virtual. Na fala do mandatário alvinegro, ele esclareceu que, em 2021 e 2022, o planejamento era de contratar atletas por empréstimo, de baixo custo e com salários pequenos. Com isso, o clube alinharia a realidade orçamentária com a qualificação do elenco. Rueda admitiu que erros foram cometidos no período.
Na atual temporada, haveria margem para trazer jogadores que exigem um maior esforço financeiro. De imediato, teriam de quatro a seis contratações (chegaram Messias, Mendoza, Dodi, Vladimir e João Lucas). Após análise do desempenho do elenco junto à comissão técnica, a diretoria chegaria à conclusão se iria atrás de mais atletas no mercado.
CONTRADIÇÃO COM FALCÃO
Rueda esclareceu também que atletas buscados pelo departamento de futebol não negaram a possibilidade de virem ao Santos, apenas optaram por outras alternativas. A afirmação contradiz a versão do coordenador esportivo Paulo Roberto Falcão. O profissional revelou, após a derrota para o Palmeiras no último sábado (4), que diversos jogadores disseram "não" ao Peixe.
O presidente disse que Falcão se expressou mal e defendeu a manutenção dele e do técnico Odair Hellmann. O mandatário ainda revelou que o clube tentou as contratações do lateral Rodinei e dos meio-campistas Lorenzo Faravelli e Jean Lucas.
CAVANI?
O vice-presidente José Carlos de Oliveira afirmou que o Santos tenta a contratação do uruguaio Cavani, atacante titular do Valencia (ESP). A declaração veio após conselheiros criticaram a gestão Rueda e citarem a contratação de Suárez pelo Grêmio.
Posteriormente, após ser criticado, o cartola voltou atrás: "Estamos contatando muitos jogadores. Não estamos negociando com o Cavani. Ligamos para o Cavani e perguntamos sobre a possibilidade. Quer ouvir o projeto? Isso foi feito com o Cavani".
FINANÇAS
Fernando Moraes, membro do conselho fiscal, e o presidente Andres Rueda falaram sobre as finanças do clube. Segundo o que foi dito, a gestão tem conseguido equilibrar as contas e não aumentar o endividamento. Porém, a capacidade de arrecadação segue sendo um problema.
Rueda afirmou, por exemplo, que a falta de venda de jogadores em 2022 dificultou as finanças do clube e a possibilidade de contratações. O bloqueio do dinheiro da venda do zagueiro Kaiky ao Almería (ESP) foi citado como um dos maiores problemas.
TORCIDA NA REUNIÃO
Diversos torcedores do Santos compareceram ao Portão 16 da Vila Belmiro e solicitaram a entrada no local para participarem do encontro. Após conversas com o presidente do Conselho Deliberativo, Celso Jatene, foi autorizado o acesso de até 20 pessoas.
A reunião foi transmitida de maneira online para sócios e membros de torcidas organizadas.
CONSELHEIROS CRITICAM RUEDA
Conselheiros do Santos pesaram as palavras em protestos contra Andres Rueda. Os assuntos mais tratados pelos críticos foram: contratações ruins, risco de rebaixamento no Paulistão e no Brasileirão, o Comitê de Gestão e os últimos anos do Peixe.