Eliminado da Sul-Americana, Santos vê vaga na Copa do Brasil ficar ‘por um fio’
Última vez que Alvinegro ficou de fora do torneio nacional foi em 2012
- Matéria
- Mais Notícias
Os prejuízos esportivos e financeiros sofridos pelo Santos em 2023, após a eliminação na fase de grupos da Copa Sul-Americana, já são conhecidos. No entanto, os impactos negativos dessa queda precoce poderão ser sentidos também na temporada de 2024.
Relacionadas
Isso porque, no momento, o Alvinegro está fora da Copa do Brasil, um dos principais torneios do país e um dos que melhor pagam em premiações — este ano, por exemplo, o campeão levará R$ 70 milhões.
+ Confira a tabela completa da Sul-Americana
+ Confira 25 jogadores com passagem por seleção livres no mercado
Em dezembro de 2022, a CBF modificou os critérios de classificação para a copa nacional, distribuindo as vagas para as federações e extinguindo a classificação via ranking de clubes. Com as novas regras, a Federação Paulista de Futebol (FPF) ganhou seis vagas.
Cinco delas foram direcionadas para os primeiros colocados do Paulistão - Palmeiras, Água Santa, Bragantino, Ituano e São Bernardo. O Peixe foi eliminado ainda na fase de grupos da competição e terminou na 12ª posição geral.
A sexta vaga da FPF ficará com o campeão da Copa Paulista, torneio organizado pela entidade no segundo semestre. O Santos chegou a disputar a competição nos anos de 2016, 2017, 2018 e 2021, mas não se inscreveu para a edição de 2023.
+ Odair não teme ser demitido pelo Santos após derrota na Sul-Americana: ‘Me sinto respaldado’
Sem possibilidade de classificação via torneios da Federação Paulista, o Peixe ainda poderia conquistar uma das vagas reservadas pela CBF para clubes entram diretamente na terceira fase da Copa do Brasil. Os campeões da própria copa nacional e da Sul-Americana, além os classificados para a Libertadores em 2023, estarão garantidos na edição do torneio nacional do ano que vem.
No entanto, o Alvinegro foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil pelo Bahia e na fase de grupos da Sul-Americana. Agora, a única alternativa para o clube é conquistar uma vaga para a próxima Libertadores através do Brasileirão.
Caso isso não aconteça, o Santos voltará a ficar de fora de uma edição de Copa do Brasil após 11 anos. Na ocasião, em 2012, times classificados para a Libertadores não disputavam o mata-mata nacional, e o Peixe estava no torneio sul-americano na condição de atual campeão.
Desde que a Libertadores teve um aumento no número de participantes e a quantidade de vagas via Brasileirão foi ampliada, em 2016, o Santos ficou fora da zona de classificação para a competição em apenas três ocasiões.
CLASSIFICAÇÕES DO SANTOS PARA A LIBERTADORES VIA BRASILEIRÃO DESDE 2016
2016 - Vagas até o 6º colocado / Santos vice-campeão
2017 - Vagas até o 8º colocado / Santos terminou na 3ª posição
2018 - Vagas até o 6º colocado / Santos terminou na 10ª posição
2019 - Vagas até o 8º colocado / Santos vice-campeão
2020 - Vagas até o 8º colocado / Santos terminou na 8ª posição
2021 - Vagas até o 8º colocado / Santos terminou na 10ª posição
2022 - Vagas até o 8º colocado / Santos terminou na 12ª posição
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias