‘O futuro já começou’: Projeto de novo estádio do Santos pode ganhar força
Sonho do Santos por muitos anos, novo estádio já tem projeto encaminhado, negociação com investidores em curso e reunião logo na primeira semana de 2016. Agora sai do papel?
- Matéria
- Mais Notícias
O Santos espera fazer de 2016 um ano divisor de águas em sua história. Há três meses, o presidente Modesto Roma Júnior revelou que o clube tinha um "projeto muito viável" para construir um novo estádio. Como o tema é tão antigo quanto o sonho, poucos deram atenção ao discurso convicto e inflamado do mandatário, mas a negociação seguiu e hoje não é absurdo dizer que “todos nossos sonhos serão verdade”, como diz a tradicional música de fim de ano.
O projeto de construção de um novo estádio para o Peixe, a 1km de distância da Vila Belmiro e com capacidade para receber 25 mil pessoas, caminha com apoio de investidores e participação do Santos, da Portuguesa Santista e do Portuários, os outros sócios do projeto. Uma reunião está marcada para o dia 7 de janeiro, quando será discutida justamente a divisão do terreno entre os três clubes – os dois primeiros com foco no futebol e o terceiro, social.
– Foi uma oportunidade que surgiu. Quando o cavalo passa, a gente não pode deixar passar, senão não volta. Surgiu por investidores e agora o planejamento é para que tudo ocorra até 2019 – explica, ao LANCE!, o presidente Modesto Roma Júnior.
Relacionadas
Modesto tem tomado a frente nas reuniões com investidores e os outros clubes. O grupo já encomendou até mesmo o desenho de um projeto ao escritório Fernandes/Arquitetos Associados, que projetou a Arena Pernambuco, a reforma do Maracanã e tem projeto para o Pacaembu. A ideia passada à empresa é de que o novo estádio seja "nos mesmos moldes" da Vila Belmiro, especialmente na parte interna, para manter o espírito e a pressão exercidas pelo Peixe.
O Santos, aliás, não investiria recurso financeiro na construção do novo estádio, mas teria que dividir a arrecadação de bilheteria, eventos, lojas e estacionamento com os construtores. Da mesma maneira fariam Briosa e Portuários quando houver necessidade de uso – algum dos dois clubes cederá o terreno da arena.
– É para melhorar tudo: estrutura, conforto, renda, público e as situações dos três clubes – justifica.
Não há consenso e a solução está distante, mas o Santos sonha com a nova casa. "O futuro já começou?"
QUESTÕES SOBRE O NOVO ESTÁDIO:
Onde vai ser?
Ainda não está definido. Duas áreas são cogitadas para abrigar o novo estádio: onde hoje é o clube Portuários e também a área do estádio Ulrico Mursa, da Portuguesa Santista.
E a Santa Casa?
Possíveis palcos são muito próximos da Santa Casa de Santos, e o barulho dos dias de jogos é motivo de certa preocupação da entidade. Por isso, faz parte do projeto fazer o revestimento acústico do hospital e evitar problemas.
E a Vila?
Ideia é não se desfazer da Vila Belmiro, mas o estádio teria jogos menos importantes com o advento da arena. Além disso, troca do gramado natural pela grama sintética está nos planos para as próximas temporadas.
E a capital?
Eterno alvo de cobranças, o aumento do número de jogos na capital segue como promessa da diretoria, mesmo no caso da nova arena sair até 2019. Projeto é realizar 70% dos jogos em Santos, na Vila ou na arena, e 30% na capital, provavelmente no Pacaembu.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias