menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Santos crê que ‘herança maldita’ atrapalha o clube na busca por reforços

Para algumas pessoas no clube, ter fechado as portas para empresários no início da atual administração tem prejudicado o Peixe na tentativa de contratar atletas

52288404091_b00c428306_c-aspect-ratio-512-320
O presidente Andres Rueda tem tido problemas para contratar alguns reforços (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

Escrito por

O Santos é um dos únicos times brasileiros que ainda estão ativos no mercado da bola. Mesmo com a janela de transferências nacional tendo se encerrado no início de agosto, o departamento de futebol do clube alvinegro busca atletas livres no mercado que possam agregar ao elenco. E para a diretoria, a dificuldade em avançar em negociações por reforços é fruto de uma postura do início da gestão de fechar as portas para empresários. Hoje, isso é visto como um erro.

Quando assumiu a presidência santista, o presidente Andres Rueda e o seu grupo gestor queriam acabar com a prática de pagamento de comissões abusivas aos agentes. No entendimento de Rueda, isso foi algo lesivo ao Peixe por anos. Atualmente, a compreensão é de que os agentes fazem parte do ecossistema do futebol e são fundamentais na hora que os clubes vão às compras.

+ Já atualizou sua camisa de 2023? Confira os novos uniformes do Peixe!

Rueda e as pessoas próximas a ele consideram que faltou jogo de cintura para lidar com essa situação. Há algum tempo a diretoria santista tem aberto as portas para os empresários, mas o saldo é que a demora deixou a equipe para trás em relação a adversários que têm relação mais próxima com alguns agentes.

Um exemplo foi a ida do zagueiro Lucas Veríssimo ao Corinthians. Quando soube que o jogador ficaria disponível no mercado, com o Benfica (POR) aceitando emprestá-lo, o Peixe foi em busca de repatriar o jogador, mas escutou uma pedida salarial e de bonificações consideradas fora dos padrões. Porém, o jogador foi contratado por empréstimo pelo Corinthians com valores mais acessíveis.

O defensor é agenciado por Paulo Pitombeira, que sempre teve ótimo trânsito no Timão. O agente, no entanto, não possui a mesma relação de proximidade com o Peixe, principalmente depois da demissão de Fábio Carille como treinador, no início do ano passado.

Contratado pelo Corinthians, Lucas Veríssimo pôde ser repatriado pelo Santos, mas não optou por ser reforço do Peixe
Ex-Santos, Lucas Veríssimo preferiu fechar com o Corinthians no seu retorno ao Brasil (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

Ainda que siga com dificuldades de relação com empresários até o momento, o Santos tem conseguido concretizar alguns negócios. Na janela de transferências do meio deste ano foram contratados: o lateral-direito Júnior Caiçara, o zagueiro João Basso, o lateral-esquerdo Dodô, os meias Jean Lucas, Tomás Rincón e Nonato, e o atacante Julio Furch.

Porém, houve diversas tentativas frustradas no mercado da bola, casos como os dos zagueiros Juan Pablo Vargas e Junior Alonso, do lateral-esquerdo Yairo Moreno, dos meias Bruno Henrique e Rodrigo Zalazar, e do atacante François Kamano. Com exceção do primeiro, que veio até o Brasil, mas foi reprovado nos exames médicos, o restante acabou não chegando a um acordo com o Peixe.

+ Assista aos jogos do seu clube do coração com aquela gelada! Copo Stanley a partir de R$120,00

A direção santista segue no mercado pelo grande sonho desde o início da janela de transferências: o meia Roberto Pereyra. Na última semana, inclusive, foi programada uma viagem do coordenador esportivo Alexandre Gallo para a Europa, para conversar pessoalmente com o jogador. Porém, a ida foi cancelada após os empresários do argentino reforçarem que, independentemente de qualquer conversa, a prioridade do atleta é a permanência na Europa. Ele sonha com uma investida da Inter de Milão.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter