Jean Mota volta a marcar e amplia participação nos gols do Santos
Contra o Vasco, meia-atacante quebrou jejum de oito jogos sem balançar a rede na temporada e se mantém como o santista que mais participou dos tentos do time em 2019
A boa vitória por 2 a 0 sobre o Vasco, na última quarta-feira, não só encaminhou a vaga do Santos para as oitavas de final da Copa do Brasil, como também serviu para que um dos principais jogadores do time voltasse a marcar após jejum. Trata-se do caso de Jean Mota, que anotou um belíssimo gol para encerrar a seca de oito partidas sem balançar a rede, e ainda aumentou sua participação nos tentos do Peixe nesta temporada.
Ao marcar o segundo gol santista diante da equipe de São Januário, Jean praticamente sacramentou o resultado positivo na Vila Belmiro, em um momento em que havia uma infinidade de chances criadas, porém uma enorme dificuldade para ampliar o placar. Foi o nono gol do camisa 41 em jogos oficiais em 2019, que lidera a artilharia do time.
Porém, o meia não só anota seus tentos, como também deixa seus companheiros em condições de balançar a rede. Não é à toa que Jean Mota tem seis assistências na temporada, quesito no qual está empatada na liderança ao lado de Derlis González, outro grande responsável por alimentar o ataque do Peixe em 2019.
Dessa forma, Jean participou de 15 dos 40 gols do Santos neste ano, algo em torno de 37,5% do total. Em outras palavras, é certo que a cada três tentos da equipe na temporada, um teve participação direta do meia-atacante. Caso parecido com o de Derlis, que marcou sete vezes e deu seis passes para gol: 13 participações diretas (32,5% do total) para o paraguaio.
Com esses números do Footstats, se pegarmos uma comparação com os dados dos 12 grandes clubes do país, Jean Mota figura entre os três jogadores com mais participações em gols em 2019. O ranking, nesse caso, é liderado por Fred, do Cruzeiro, com 18 influências diretas, seguido por Bruno Henrique, do Flamengo, com 16. Ricardo Oliveira, do Atlético-MG, aparece empatado com o meia santista.
Derlis González, por sua vez, se encontra na sétima posição nessa lista, atrás de Yony González e Luciano, do Fluminense, ambos com 14 participações, uma a mais do que o paraguaio do Peixe que, ao lado do Flu, são os dois clubes que possuem dois jogadores com números tão significativos nessa comparação.
Jean Mota, como não poderia deixar de ser, continua como uma das mais importantes peças no elenco de Jorge Sampaoli e, sem dúvidas, com essa quebra de jejum e essa manutenção da influência nos gols do time, será determinante para o futuro do Santos na Copa do Brasil, começando pelo jogo da volta da quarta fase, em São Januário, na próxima quarta-feira.
Confira o ranking citado acima:
1) Fred - Cruzeiro - 14 gols e 4 assistências: 18 participações
2) Bruno Henrique - Flamengo - 8 gols e 8 assistências: 16 participações
3) Jean Mota - Santos - 9 gols e 6 assistências: 15 participações
4) Ricardo Oliveira - Atlético-MG - 12 gols e 3 assistências: 15 participações
5) Yony González - Fluminense - 8 gols e 6 assistências: 14 participações
6) Luciano - Fluminense - 12 gols e 2 assistências: 14 participações
7) Derlis González - Santos - 7 gols e 6 assistências: 13 participações