LANCE! Espresso: A aposta em Sampaoli necessita de paciência

Sem um grande elenco no Santos, Jorge Sampaoli precisará achar um esquema que agrade a torcida mesmo que a diretoria não eleve o nível do time

Escrito por

O Santos anunciou que Jorge Sampaoli será técnico do time, e o contrato deve ser assinado no fim de semana, quando o argentino chega ao Brasil. A aposta do Peixe é muito boa por vários fatores. Contrata um treinador de expressão, adepto de um estilo de jogo que faz parte do famoso DNA do clube e que chega para o início da temporada, sem precisar apagar eventuais incêndios, como foi com Cuca no meio deste ano. Ganha também o futebol brasileiro com a presença de um personagem forte, capaz de reacender a discussão sobre a trajetória de técnicos estrangeiros por aqui. Mas há também duas questões que precisam ser levadas à mesa. A primeira remete diretamente a Sampaoli. O argentino foi responsável por armar três times de bastante toque de bola e intensidade. Na Universidad de Chile, venceu três campeonatos nacionais e uma Copa Sul-Americana. Na seleção chilena, uma Copa América que quebrou o protagonismo de Brasil, Argentina e Uruguai. No Sevilla, teve um início promissor, mas, quando os resultados deixaram de acontecer, foi para a seleção argentina. Lá, mostrou falta de preparo e convicção. Teve até sua liderança colocada em xeque pelos jogadores na Copa do Mundo. No Santos, terá a chance de provar se a Argentina foi a exceção de uma carreira promissora. A outra dúvida é se o Santos terá paciência para a adaptação, que deve demorar. Sem um grande elenco, Sampaoli precisará achar um esquema que agrade a torcida mesmo que a diretoria não eleve o nível do time - o que não é fácil após a saída de Gabigol e a iminente partida de Rodrygo para o Real Madrid. O Paulistão mostrará a distância entre expectativa e realidade.

Quer ler mais opinião e informação todos os dias? O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. É uma leitura rápida e saborosa como aquele cafezinho de todos os dias, que vai colocar você por dentro das principais notícias do esporte. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises e contextualização de Fabio Chiorino e Rodrigo Borges. Clique aqui e inscreva-se.

Siga o Lance! no Google News