Saiba como joga Alfredo Morelos, novo atacante do Santos
Especialidade do colombiano são os gols na segunda trave
Anunciado na segunda-feira (4) como reforço do Santos, o atacante Alfredo Morelos já foi registrado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF e está apto a defender o Peixe. Assim, uma estreia do colombiano diante do Cruzeiro no dia 14 (quinta-feira), pelo Brasileirão, depende apenas do desejo do técnico Diego Aguirre e do encaixe entre como Morelos joga e o estilo de jogo do Santos.
Embora não seja muito conhecido do torcedor brasileiro, o atacante de 27 anos fez basicamente toda a sua carreira na Europa, atuando pelo HJK (Finlândia) e pelo Rangers (Escócia). Utilizando como base especialmente sua passagem pelo último clube, saiba como Alfredo Morelos joga e o que o jogador deve acrescentar ao Santos.
QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE ALFREDO MORELOS?
Morelos é um típico centroavante, que joga centralizado e de costas no ataque. Embora tenha apenas 1,77m de altura (segundo o 'Sofascore'), o colombiano não se esconde de jogadas mais físicas e prende bem os zagueiros adversários, especialmente nas jogadas de pivô.
Por ser mais baixo que a média dos centroavantes, no entanto, Morelos sabe que precisa definir as jogadas rapidamente e, por isso, costuma definir os lances em poucos toques, no máximo dois (domínio e passe). Quando atua contra defesas fechadas, costuma se aproximar da bola para gerar superioridade numérica e servir como mais um passe de apoio.
Ainda nas funções de atacante, Morelos tem o hábito de receber passes nas costas dos zagueiros, especialmente quando a defesa adversária está se reorganizando em campo. Dentro da área, esta tendência de buscar a profundidade faz com que Morelos esteja sempre pronto para finalizar lances na segunda trave, a sua 'especialidade'.
Defensivamente, o jogador não tem a intensidade necessária para pressionar os defensores ou voltar para marcar. No entanto, não deixa de cumprir tarefas importantes, já que costuma sempre marcar o zagueiro da chamada 'volta', ou seja, que recebe um passe mais atrás e é responsável por inverter o lado da jogada.
Assistindo a jogos de Morelos, uma deficiência ficou muito clara: as jogadas aéreas. Tanto no ataque quanto na defesa, o atacante demonstrou ter dificuldade em acertar o tempo da bola. Isso não significa, porém, que o atacante não marque seus gols de cabeça, já que aparece em todas as disputas pelo alto - não necessariamente ganha a maioria delas.
COMO ALFREDO MORELOS PODE JOGAR NO SANTOS?
Assim como ocorreu com Julio Furch, a principal dúvida é se Morelos pode ou não atuar junto com Marcos Leonardo. Com o argentino, por exemplo, Marcos Leonardo precisaria sair muito mais da área do que já faz hoje, já que o 'Imperador' tem menos mobilidade.
Pensando desta forma, Morelos e Marcos Leonardo se encaixariam com maior facilidade, já que ambos se movimentam e aparecem na área de maneira semelhante. A maior dificuldade seria ensaiar e entrosar movimentos dentro da área, já que o colombiano prefere atacar os lances na segunda trave.
Uma possível dupla de ataque com os dois centroavantes, no entanto, dependeria também de uma mudança no sistema tático. Isso porque a tendência, com Morelos e Marcos Leonardo juntos, é que o Santos perca em articulação pelo centro do campo, o que reduziria as suas opções de ataque a bolas diretas nos atacantes ou jogadas pelas pontas.
Na última partida do Alvinegro, diante do América pelo Brasileirão, Diego Aguirre chegou a utilizar um sistema com três zagueiros (Joaquim, Alex e João Basso) e uma dupla de ataque formada por Mendoza e Marcos Leonardo. Com Soteldo centralizado, como atuou na vitória sobre o Grêmio, Aguirre poderia tirar o melhor dos seus atacantes, em dupla, e sem perder a capacidade de armação de jogadas pelo meio.
Veja abaixo algumas opções de como Alfredo Morelos pode jogar junto com Marcos Leonardo.