Pouco mais de um ano após deixar a comissão técnica fixa do Santos, Marcelo Fernandes está de volta ao clube para desempenhar a mesma função. Clube e treinador acertaram o retorno neste domingo (6). A informação foi publicada inicialmente pelo canal 'De Olho no Peixe' e confirmada pelo Lance!.
Marcelo fará parte da equipe permanente santista juntamente com o ex-jogador Claudiomiro, que ocupa essa função desde a saída de Fernandes. Ambos trabalharão em conjunto na missão de auxiliar na integração do novo técnico do Santos, que está sendo procurado após a demissão de Paulo Turra na manhã deste domingo (6).
+ Já atualizou sua camisa de 2023? Confira os novos uniformes do Peixe!
Diego Aguirre é o nome forte da diretoria santista para assumir o clube. A opção pelo treinador uruguaio surgiu após Mano Menezes recusar iniciar negociações com o Alvinegro Praiano, pois está em negociação com um clube árabe. Rogério Ceni e Thiago Carpini são alternativas que estão sendo consideradas, porém há impasses entre os membros do comitê gestor.
Na época em que Marcelo Fernandes saiu, a decisão foi anunciada pelo clube alvinegro como "em comum acordo". Na ocasião, o profissional mencionou que havia chegado o momento de buscar novos desafios em sua carreira. Entretanto, após um ano, o técnico não trabalhou em outros lugares e era frequentemente visto em jogos do Santos, na Vila Belmiro.
Fernandes deixou o Santos logo após a chegada de Lisca para o comando técnico do clube. Ele ficou incomodado com a decisão da diretoria de colocar um auxiliar do treinador gaúcho no confronto diante do Botafogo, no primeiro turno do Brasileirão do ano passado, que ocorreu no mesmo dia do acerto do Peixe com Lisca, que também tinha uma preferência por não trabalhar com comissões técnicas permanentes.
Contudo, Lisca deixou o Santos após apenas 59 dias de trabalho. Orlando Ribeiro, que dirigia o sub-20 santista, comandou a equipe profissional até o final da temporada passada. No início deste ano, Odair Hellmann foi escolhido para assumir o comando do Peixe. Ele foi demitido em junho, após uma derrota do Alvinegro Praiano para o Corinthians, na Vila Belmiro, pelo Brasileirão. No lugar dele, foi contratado Turra, que foi dispensado do cargo depois de 40 dias e com apenas uma vitória conquistada.
Essa será a terceira passagem de Marcelo Fernandes no Santos. Zagueiro do clube na década de 90, o profissional assumiu uma função na comissão técnica santista em 2011. Em 2015, dirigiu o clube interinamente pela primeira vez, após a saída de Enderson Moreira, e foi campeão paulista, derrotando o Palmeiras na final. Porém, os maus resultados do clube no Brasileirão daquele ano fizeram com que o Peixe contratasse Dorival Júnior, com Marcelo voltando ao cargo de auxiliar.
Em 2017, Fernandes foi 'emprestado' à Portuguesa Santista, dirigindo a Briosa na Série A3 do Campeonato Paulista. Porém, após o fim da competição, o profissional foi demitido. O primeiro retorno ocorreu no fim de 2020, durante a gestão do ex-presidente Orlando Rollo, que assumiu o cargo nos três meses finais da gestão de José Carlos Peres, que sofreu impeachment. Essa passagem durou até julho do ano passado. Neste período ele dirigiu o Santos durante algumas trocas de treinadores.