Santos é do Mundo ou de Santos? Campanha internacional rende prejuízo ao clube
Relatório recomenda a contratação de uma assessoria para o marketing do Peixe
- Matéria
- Mais Notícias
O relatório do Conselho Fiscal, aprovado na última quarta-feira, e que avalia as contas do Santos, apresentou uma série de sugestões e questionamentos à gestão do presidente Andrés Rueda. As críticas mais fortes foram direcionadas ao marketing do clube, especialmente à campanha 'Santos do Mundo', que rendeu prejuízo de mais de R$ 26 mil aos cofres do Peixe.
A campanha consiste em explorar a marca do clube no exterior através do reconhecimento obtido pelos feitos de Pelé, pelas excursões internacionais ou graças aos títulos internacionais conquistados, como o bicampeonato Mundial (1962-1963).
Relacionadas
+ Guia Santos: veja a análise dos adversários, onde assistir e tudo sobre o Peixe na Sul-Americana
+ Coudet ameaça deixar o Atlético-MG: veja os treinadores há mais tempo no comando dos clubes brasileiros
Entretanto, as ações realizadas pelo clube foram consideradas 'aquém das expectivas'. Segundo o relatório, o Santos realizou ativações em 4 países diferentes - Portugal, Estados Unidos, Nigéria e Espanha - e obteve patrocínios no valor de R$ 540.371,45, com prejuízo de R$ 26.240,07.
O relatório relata que, pelas imagens de vídeos divulgados pelo clube, as ações realizadas - mais especificamente o de lançamento das camisas em Portugal, no estádio do Benfica - 'passaram uma imagem amadora'.
+ Santos teve aumento de 427% no gasto com contratações, aponta relatório
Outra crítica ficou por conta das ativações realizadas na Nigéria. Já que o país anfitrião custeou hospedagem, transporte e parte da alimentação dos participantes, o CF alega que o Santos poderia ter convidado grandes veículos de imprensa, inclusive do exterior, para registrar o evento e fortalecer a campanha.
Por fim, o Conselho recomendou a contratação de uma 'big-one' para assessorar o clube no marketing. Na visão do CF, é imensurável o quanto que o Santos pode faturar com com exposição da marca no exterior e, embora todas as administrações recentes tenham prometido revolucionar a área, o clube sempre obtém resultados abaixo do que poderia.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias