menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Santos é do Mundo ou de Santos? Campanha internacional rende prejuízo ao clube

Relatório recomenda a contratação de uma assessoria para o marketing do Peixe

Banner campanha - Santos do Mundo
imagem cameraImagem da campanha Santos do Mundo (Foto: Divulgação / Santos)
Avatar
Lance!
Santos (SP)
Dia 07/04/2023
15:55
Atualizado em 07/04/2023
17:10

  • Matéria
  • Mais Notícias

O relatório do Conselho Fiscal, aprovado na última quarta-feira, e que avalia as contas do Santos, apresentou uma série de sugestões e questionamentos à gestão do presidente Andrés Rueda. As críticas mais fortes foram direcionadas ao marketing do clube, especialmente à campanha 'Santos do Mundo', que rendeu prejuízo de mais de R$ 26 mil aos cofres do Peixe. 

A campanha consiste em explorar a marca do clube no exterior através do reconhecimento obtido pelos feitos de Pelé, pelas excursões internacionais ou graças aos títulos internacionais conquistados, como o bicampeonato Mundial (1962-1963). 

continua após a publicidade


+ Guia Santos: veja a análise dos adversários, onde assistir e tudo sobre o Peixe na Sul-Americana

+ Coudet ameaça deixar o Atlético-MG: veja os treinadores há mais tempo no comando dos clubes brasileiros

Entretanto, as ações realizadas pelo clube foram consideradas 'aquém das expectivas'. Segundo o relatório, o Santos realizou ativações em 4 países diferentes - Portugal, Estados Unidos, Nigéria e Espanha - e obteve patrocínios no valor de R$ 540.371,45, com prejuízo de R$ 26.240,07. 

O relatório relata que, pelas imagens de vídeos divulgados pelo clube, as ações realizadas - mais especificamente o de lançamento das camisas em Portugal, no estádio do Benfica - 'passaram uma imagem amadora'.

+ Santos teve aumento de 427% no gasto com contratações, aponta relatório

continua após a publicidade

Outra crítica ficou por conta das ativações realizadas na Nigéria. Já que o país anfitrião custeou hospedagem, transporte e parte da alimentação dos participantes, o CF alega que o Santos poderia ter convidado grandes veículos de imprensa, inclusive do exterior, para registrar o evento e fortalecer a campanha.

Por fim, o Conselho recomendou a contratação de uma 'big-one' para assessorar o clube no marketing. Na visão do CF, é imensurável o quanto que o Santos pode faturar com com exposição da marca no exterior e, embora todas as administrações recentes tenham prometido revolucionar a área, o clube sempre obtém resultados abaixo do que poderia. 

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias