Santos muda estruturas e encontra ‘caminho certo’ na temporada
Peixe vem de três vitórias seguidas após diversas mudanças no departamento de futebol
- Matéria
- Mais Notícias
A análise dentro do Santos é que o clube está no caminho certo para conquistar os atuais objetivos principais na temporada, e a recuperação tem dois nomes importantes como símbolos: Alexandre Gallo e Marcelo Fernandes.
+ Garanta a sua vaga no curso que formou craques como Pet, Dante e Léo Moura! Cupom: LANCE1000
Com os fracassos recentes, o Peixe colocou como prioridade máxima a permanência na Série A. Para isso, precisava reestruturar o departamento de futebol, contratar reforços e implementar projeto em que os jogadores 'comprassem a ideia'. Os diversos setores estruturais do clube — incluindo diretoria, comissão técnica e atletas — não 'falavam a mesma língua'.
Gallo chegou para substituir Paulo Roberto Falcão e começou a reestruturação, mesmo no decorrer da temporada. Ele assumiu postura de maior protagonismo em negociações de jogadores e buscou melhorar a imagem do Santos no mercado.
O dirigente também colocou mudanças no cotidiano. Ele, por exemplo, foi figura central em conversas pela permanência e retorno de Marcos Leonardo aos treinos, além de acompanhar de perto a reintegração de Soteldo e colocar o camisa 10 como protagonista.
Também houve busca pela mudança de mentalidade. Neste sentido, o Peixe passou a ter palestras rotineiras com grandes figuras do esporte, como Oscar Schmidt, Renato, Elano e Joel Jota.
- Primeiro colocar um pouco da nossa experiência, estou no futebol há 40 anos. Liderar é servir, coloquei minha expertise nesse assunto. Temos um time para não estarmos nessa situação. Sem dúvida demos suporte para comissão técnica, e os atletas compraram nossa ideia. Santos é muito grande, não é para estar onde está. Queremos o Santos lá na frente, enquanto eu estiver aqui o Santos vai brigar pela ponta sempre - disse Alexandre Gallo, em entrevista ao Lance! após a vitória sobre o Palmeiras, no domingo (8).
- Nunca queria estar aqui por ser ex-atleta ou treinador do clube, estou aqui porque me preparei para isso. Estudei muito para estar aqui. Esse foi um momento difícil que encontrei, mas tomamos atitudes no dia a dia. Aproximação com a comissão técnica e jogadores, o Santos é muito grande para ainda estar no lugar onde está. Temos que respeitar nossos adversários, mas o caminho é esse - concluiu.
MARCELO FERNANDES
+ Marcelo Fernandes revela como motiva elenco do Santos para reagir no Brasileirão
O auxiliar ganhou força para assumir o comando técnico em definitivo a partir do triunfo sobre o Bahia, o pontapé inicial da reação santista no Campeonato Brasileiro.
Gallo e os jogadores analisaram positivamente o 'casamento' com Marcelo Fernandes pos alguns motivos: estar há anos no clube alvinegro, assimilar as ideias táticas que o time precisava e ter sucesso na transmissão da mensagem sobre o tamanho da responsabilidade de trabalhar no Santos,
- Ele trás um ambiente muito positivo, é um cara da casa, que sente o clube, ama o clube. Ele passa isso pra gente, a gente escuta o que ele realmente está sentindo. Não tem como você não correr por um cara como ele - revelou o zagueiro João Basso.
Agora, o Peixe'pausa' suas atividades em decorrência da Data Fifa e volta a entrar em campo somente no dia 19 de outubro. Mais um passo para confirmar a reação será no jogo contra o RB Bragantino, na Vila Belmiro.
João Basso, líder da zaga do Santos, sobre ter a responsabilidade de segurar o rápido ataque do Palmeiras. pic.twitter.com/TEhDQbdydy
— Rafael Oliva (@rafaaoliva_) October 8, 2023
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias