menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

ANÁLISE: Antes bagunçado, sistema defensivo é o ponto forte do São Paulo de Dorival

Mesmo com zaga formada inteiramente por Cotia, Tricolor segurou o Bragantino

53035041088_a79b5ba232_k-aspect-ratio-512-320
Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC - Tricolor mostrou uma defesa forte em Bragança

Escrito por

O São Paulo apostou em uma equipe alternativa para o duelo contra o Bragantino, no último domingo, pelo Campeonato Brasileiro, e deu certo. Pensando nas quartas de final da Copa do Brasil, diante do Palmeiras, o técnico Dorival Júnior arriscou em Bragança e viu uma equipe aguerrida em campo, sabendo o que fazer pelo menos na defesa.

+ Veja tabela e simule as próximas rodadas do Brasieirão

Se o ataque foi praticamente nulo durante quase todo o jogo, o sistema defensivo fez um jogo digno de elogios, principalmente a última linha, formada por quatro jogadores revelados em Cotia: Nathan, Matheus Belém, Diego Costa e Patryck. Os quatro souberam marcar as descidas de Sorriso e Vitinho, além do pivô de Sasha.

A compactação dessa linha chamou atenção, principalmente quando o Bragantino tentava umas tabelas mais rápidas na entrada da área. Muitas vezes Belém e Diego Costa travaram os passes e fizeram interceptações. Os 'Crias de Cotia' tiveram ainda mais trabalho, já que o meio-campo, formado por Méndez, Michel Araújo e Alisson pouco dava combate. Com isso, a entrada da área estava sempre recebendo ataques do Bragantino.

ATUAÇÕES: Zagueiro da base se destaca em empate do São Paulo no Brasileirão

Até quando o Bragantino conseguia ultrapassar esse último bloco, aparecia alguém para afastar. Foi assim com Matheus Belém, que tirou um chute de Sorriso em cima da linha. Antes bagunçado com Rogério Ceni, Dorival Júnior parece ter consertado esse problema do São Paulo que vinha assombrando o time desde o começo da temporada.

Já o ataque deixou a desejar. Com um trio leve na frente, formado por Marcos Paulo, David e Juan, o São Paulo praticamente não assustou a meta do goleiro Cleiton, errando muitos passes e apostando nos lançamentos, mas quase nenhum encontrava um jogador do Tricolor. É válido apontar a falta de entrosamento nesse caso, mas é uma questão a se pensar nos próximos treinos de Dorival.

Agora, o sistema defensivo do São Paulo terá um teste de fogo, contra o Palmeiras, na quinta-feira (13), às 21h30, no Allianz Parque. Se passar ileso, assim como foi nas últimas duas partidas, o Tricolor estará garantido nas semifinais do mata-mata nacional. Resta esperar.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter