Árbitro de estreia do São Paulo na Copa Sul-Americana já foi afastado por polêmica em jogo da Seleção Brasileira
O duelo entre Tigre e São Paulo será apitado por Esteban Ostojich
São Paulo conheceu as escalas de arbitragem do primeiro jogo na Copa Sul-Americana. No caso, o uruguaio Esteban Ostojich apitará o confronto entre o Tigre e o Tricolor paulista, que deve acontecer na próxima quinta-feira (6), pela fase de grupos do continental.
Entretanto, o juiz tem uma grande polêmica no currículo, nas eliminatórias da Copa do Mundo entre a Seleção Brasileira e a seleção da Argentina, em jogo que aconteceu em 2020.
Praticamente um reforço por mês! Relembre as contratações do São Paulo na gestão Casares
Veja tabela da Copa Sul-Americana
Na partida em questão, Esteban Ostojich não estava no campo, mas sim cabine de VAR. Lá, ele não teria recomendado a revisão de uma cotovelada que Otamendi tinha dado em Raphinha, o que gerou uma grande repercussão entre a Seleção Brasileira. Na época, a Conmebol foi acionada.
O árbitro deste confronto era Andrés Cunha, que também nem chegou a marcar alguma falta. Porém, após a entidade ser acionada, a Conmebol reconheceu a decisão de Ostojich como 'um erro grave', uma vez que 'Otomendi colocou em risco a integridade física de Raphinha'. O ponta brasileiro levou cerca de cinco pontos na boca após o embate com o adversário. A partida terminou em uma empate sem gols. Na época, foi afastado do quadro de arbitragem da Conmebol.
Entretanto, a parte da polêmica, o uruguaio tem várias decisões no currículo. Em 2021, apitou a decisão da Copa América no Maracanã, onde a seleção argentina foi campeã contra o Brasil. Na época, seu trabalho durante o jogo não agradou a comissão técnica de Tite, isso porque foi entendido que 'o juiz teria deixado a seleção de Messi fazer muitas faltas e retardar a partida'.
Porém, já apitou decisões de times brasileiros em torneios continentais algumas vezes. Uma delas foi em 2019, na Libertadores, no jogo entre Flamengo e River Plate. Neste duelo em questão, tudo correu bem, sem nenhuma polêmica.
Em 2021, apitou a importante partida entre Palmeiras e River Plate - que fez com que o clube alviverde chegasse na final da Copa Libertadores. Neste jogo, anulou um gol e um pênalti da equipe argentina - o que foi essencial para o time de Abel Ferreira passar de fase.
Além de Esteban Ostojich no apito, a partida entre Tigre e São Paulo também contará com os assistentes Nicolas Tarán e Horácio Ferreiro, além Ângelo Hermosilla na cabine da arbitragem de vídeo.