A torcida do São Paulo sabe que a fase não é boa, e que o time irá para a pausa da Copa América devendo e muito, no entanto, diante dos últimos jogos, há uma esperança que começa a nascer: o poder de decisão de Alexandre Pato. O jogador, contratado como a grande estrela da temporada, marcou os únicos gols do time mesmo com o péssimo momento do ataque tricolor.
No empate em 1 a 1 com o Atlético-MG, na última quinta-feira, o atacante foi o grande destaque individual da equipe, sendo praticamente a única inspiração e a fonte das jogadas diferenciadas. Foram pelo menos duas de rara beleza. A primeira parou em Victor, já a segunda foi para dentro do gol, após tabela com Nenê e drible desconcertantes nos defensores atleticanos.
Foi o segundo gol são-paulino nos últimos sete jogos, uma média pífia de um ataque que não tem funcionado com exceção dos lampejos individuais. E quem tem demonstrado essas fagulhas é justamente Alexandre Pato, o autor desses dois tentos que quebraram essa terrível seca. O outro havia sido marcado contra o Cruzeiro, na 7ª rodada do Brasileirão.
Contratado para ser a estrela da equipe na temporada 2019, o ex-Milan sabe da responsabilidade que tem nas costas, mesmo quando não tem jogado bem e as bolas não chegam ao comando de ataque. Como jogador decisivo que é, e na tentativa de ser um líder técnico no elenco, ele diz acreditar no time e coloca a falta de gols na conta do azar, pelo menos por enquanto.
- Acho que o time está se esforçando, está tentando fazer sempre o melhor, às vezes a bola bate na trave, às vezes a gente tenta tirar, bate na perna e sobra. Acho que o esforço do grupo não está faltando, acho que está faltando um pouquinho de sorte só e assim que tivermos a primeira vitória, o São Paulo vai mostrar a sua força - declarou Pato ao deixar o estádio.
Agora vice-artilheiro da equipe em 2019 ao lado de Hernanes, com três gols cada, o camisa 7 pode ainda não ter dado ao torcedor aquilo que ele espera, mas já começa a mostrar que pode sim ser o fator decisivo no elenco, principalmente nos momentos em que será preciso algo diferente. Como a fase não é boa e os tentos não têm saído, balançar a rede nos últimos jogos foi um grande feito, e é para grandes feitos que Pato chegou ao São Paulo.