menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Bicampeão da Libertadores, Edgardo Bauza é o novo técnico do São Paulo

Argentino faturou o torneio internacional duas vezes nos últimos sete anos e deixou o San Lorenzo (ARG) nesta temporada; Tricolor estava sem técnico desde 9 de novembro

Edgardo Bauza
Edgardo Bauza (Foto: Revista Cabal)

Escrito por

O São Paulo já definiu seu novo técnico para a próxima temporada. O argentino Edgardo Bauza, ex-comandante do San Lorenzo (ARG) e de 57 anos, foi contratado nesta quinta-feira pelo Tricolor para ocupar o cargo que está vago desde 9 de novembro, quando Doriva foi demitido. O treinador, apelidado de "El Patón" na Argentina, soma dois títulos da Copa Libertadores da América, por LDU (EQU) e San Lorenzo, e assinou contrato de uma temporada.

- Estou muito feliz por poder contratar um treinador vencedor, bicampeão da Libertadores, que é o torneio que o nosso torcedor mais gosta de disputar - celebrou o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco.

A negociação foi fechada pelo diretor-executivo de futebol Gustavo Oliveira, que viajou para o Equador com a missão de encontrar o técnico que começou a carreira no Rosario Central (ARG) em 1998. O time do Morumbi é o oitavo do argentino, que passou os dois últimos anos em seu país natal e comandou o San Lorenzo em 95 partidas. A última delas foi em 8 de novembro, quando bateu o Atlético Rafaela por 1 a 0 na 30ª rodada do Campeonato Argentino.

Neste ano, credenciado pelo título da Libertadores de 2014 sobre o Nacional (PAR), Bauza pôde enfrentar o São Paulo duas vezes no torneio continental. Os times se encontraram na fase de grupos, em chave que também tinha Corinthians e Danubio (URU), e disputaram até a última rodada uma vaga nas oitavas de final. No primeiro turno, o Tricolor venceu por 1 a 0 no Morumbi, com gol de Michel Bastos. Em Buenos Aires, revanche do San Lorenzo também por 1 a 0 no Nuevo Gasómetro graças a golaço do uruguaio Martín Cauteruccio.

Já a conquista da Libertadores pela LDU foi em 2008, em final emocionante contra o Fluminense. Na partida de ida, em Quito, os equatorianos fizeram 4 a 2 e chegaram ao Maracanã com larga vantagem. Os cariocas conseguiram buscar triunfo por 3 a 1 para levar a decisão para os pênaltis, quando o goleiro José Cevallos saiu como herói do Rio de Janeiro.

No elenco do São Paulo, Edgardo Bauza poderá conviver com seu compatriota Ricardo Centurión. O argentino custou mais de R$ 13 milhões ao Tricolor em fevereiro, mas até o momento não rendeu o esperado. Foram 46 jogos e seis gols pelo time paulista e uma de suas melhores atuações foi justamente contra o San Lorenzo de Bauza na Libertadores. O camisa 20 chegou a marcar gol e comemorou dançando cumbia, mas o tento foi mal anulado.

FICHA TÉCNICA

Edgardo Bauza

Nascimento: 28 de janeiro de 1958, em Granadero Baigorria (ARG)
​Como jogador: Rosario Central (campeão argentino em 1980 e 87 e parou em 1992), Atlético Junior (COL), Independiente (ARG) e Veracruz (MEX)
Como técnico: Rosário Central (1998/2001), Velez Sarsfield (2001/02), Colón (2002/03), Sporting Cristal (2004/05), Colón (2005/06), LDU (2006/08), Al Nassr (2009), LDU (2010/13), San Lorenzo (2014/15) e São Paulo (2016)
Títulos como técnico: Copa Libertadores da América (2008 e 2014), Recopa Sul-Americana (2010), Bicampeonato Equatoriano (2007 e 2010) e Apertura do Campeonato Peruano (2004)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter