Escalação do São Paulo: Igor Vinícius inicia transição, Patryck volta da Seleção, e Ceni quebra a cabeça
Rafinha e Nestor fizeram corrida em torno do gramado e também são um alento ao treinador
O São Paulo voltou aos trabalhos nesta segunda-feira (13), no CT da Barra Funda, após a vitória sobre o Santos, pelo Campeonato Paulista, com pelo menos uma boa notícia para o técnico Rogério Ceni: Igor Vinícius, fora da equipe há seis partidas com uma pubalgia, iniciou sua transição para os gramados após se recuperar da contusão.
É um alento ao treinador em meio à súbita crescente de contusões que pairou sobre o Tricolor nos últimos dias. Nesta segunda, Welington e Orejuela tiveram contusões diagnosticadas e desfalcarão a equipe por pelo menos 15 dias. São 16 problemas ao todo para o duelo contra a Inter de Limeira, às 21h35 (de Brasília) desta quarta-feira (15), no Morumbi.
Já Rafinha, que se recupera de um entorse no tornozelo esquerdo, correu no gramado pela primeira vez sob a supervisão da fisioterapia.
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) February 13, 2023
O camisa 13 teve a companhia de Nestor (contratura no adutor esquerdo).#VamosSãoPaulo 🇾🇪 pic.twitter.com/U0KV8i3daG
+ Federação internacional atualiza ranking de melhores times do mundo; veja o top 50
A lista inclui o principal citado acima. Apesar de voltar a campo para atividades, Igor Vinícius não tem condições físicas de entrar em campo na quarta. Deve ser opção apenas para o próximo confronto são-paulino, no dia 21 (terça-feira), contra o São Bento, fora de casa.
Para suprir as muitas deficiências do plantel, Ceni antecipou que o lateral-esquerdo Patryck, titular da Seleção Brasileira sub-20 campeã do Sul-Americano da categoria no domingo (12), volta ao Brasil na terça-feira (14) já para treinar entre os profissionais na Barra Funda. O jogador teve apenas uma chance no principal, no empate em 2 a 2 com o Fluminense, ano passado, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro, quando acabou substituído no intervalo.
Para o duelo ante a Inter, Patryck está fora dos planos. O escolhido para substituir Welington deverá mesmo ser Caio, contratado exatamente para essa função por empréstimo junto ao Flu.
Entre os problemas, Ceni aguarda para ver a recuperação de Alan Franco. O argentino saiu com dores musculares no duelo com o Santos, mas os exames não apontaram contusão. Se mostrar condições nas atividades de terça, vai para o jogo contra o rival interiorano. Senão, sem mais opções, Matheus Belém, promovido da base pelo comandante tricolor, fará a sua estreia como titular após jogar pela primeira vez no clássico de domingo.
Ainda nesta segunda, Rafinha correu pelos campos do CT pela primeira vez a contusão sofrida no clássico contra o Palmeiras, na segunda rodada do Paulistão. Teve a companhia de Nestor, cuja situação é idêntica a de Alan Franco. O meia sofreu uma contratura no adutor esquerdo antes do clássico e vai ser avaliado nos trabalhos desta terça para saber se poderá ou não ser relacionado. A tendência é que seja poupado.
Na lateral-direita, sem Orejuela e Igor Vinícius, Nathan também beliscará uma oportunidade nos 11 iniciais após ter o empréstimo com o Coritiba encerrado para que voltasse ao Morumbi.
Se o plano de Ceni era o de poupar peças e girar o elenco ante a Inter, os desfalques mandaram às favas os planos do treinador, que deve repetir a escalação contra o Santos do meio-campo para a frente com exceção de Luciano. O camisa 10 levou o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão. Pedrinho e Marcos Paulo disputam a vaga.
O São Paulo deverá jogar com Rafael; Nathan, Beraldo, Matheus Belém (Alan Franco) e Caio; Méndez, Pablo Maia e Galoppo; Pedrinho (Marcos Paulo), Calleri e Wellington Rato.
> Confira jogos, classificação e simule os resultados do Paulistão-23