Mesmo com a classificação garantida para as quartas de final do Campeonato Paulista, o São Paulo ainda tem algumas metas em mente, explicitadas pelo próprio Rogério Ceni. Entre elas, duas principais: se manter na liderança do grupo B e chegar até a liderança do ranking geral.
Na última coletiva de imprensa, após a vitória por 3 a 0 contra o São Bento, o treinador revelou que irá com 'força máxima' para os próximos desafios do Tricolor. Neste sábado (25), enfrenta o São Bernardo. Depois, encara o Botafogo-SP. A intenção é ficar na liderança do grupo B. Atualmente com 20 pontos, está acima do Água Santa, com 17.
ATUAÇÕES: Galoppo e Wellington Rato são novamente cruciais na vitória do São Paulo
Veja tabela do Campeonato Paulista e simule os próximos jogos
A liderança é importante para o Tricolor ter o mando de campo nas quartas. Mesmo na incerteza se poderá usar o estádio do Morumbi, porque entre os dias 10 e 18 de março receberá uma série de seis shows da banda britânica de pop-rock Coldplay, jogaria no Allianz Parque com uma presença maior da torcida tricolor.
- O Água Santa vem bem, pontuando sempre. Quero ter a vantagem de jogar no Morumbi, mesmo não tendo Morumbi, se a gente conseguir chegar até a semifinal, onde quer que a gente jogue, que a gente tenha nossa torcida. O São Paulo é disparadamente o clube mais popular do estádio, até mesmo do Brasil. Pela média de público, quantidade de gente que traz a cada jogo, hoje lotado. No Morumbi sempre com públicos bons, torcedor é combustível do time - disse o treinador.
Para se manter na liderança do grupo B, o cenário ideal era vencer os próximos dois confrontos, porque desta forma, independente dos próximos resultados do Água Santa, manteria uma vantagem boa. A equipe de Diadema enfrenta o Botafogo-SP e o São Bernardo também.
Entretanto, não é a única 'preocupação'. O São Paulo ainda luta pela liderança da classificação geral. Com 20 pontos conquistados. Na disputa, estão o Palmeiras e o São Bernardo - próximo adversário do Tricolor.
A equipe do ABC estava com um jogo atrasado, que aconteceu nesta quarta-feira (22), contra o Ituano. Venceu por 2 a 0. Assim, soma 23 pontos, estando no grupo D - o mesmo do Palmeiras. Ou seja, três pontos a mais que o Tricolor.
O Palmeiras, por sua vez, já estava na frente do São Paulo na tabela. Nesta quarta-feira (22), também, enfrentou o Red Bull Bragantino, venceu por 2 a 0, e chegou aos 24 pontos. Pela frente, ainda terá a Ferroviária e o Guarani.
Qual seria o cenário ideal? Para garantir essa liderança no ranking geral, o melhor que poderia acontecer para o São Paulo seria vencer os dois jogos que ainda disputará. Assim, chegaria aos 26 pontos.
Tendo em vista que o próximo adversário é o São Bernardo, em casa, a vitória é quase uma 'obrigação'. Além do São Paulo, a equipe do ABC terá um confronto com o Água Santa. Tendo em vista um 'mundo perfeito' para o clube do Morumbi, é ideal torcer pela derrota do adversário nesta última rodada também.
Quanto ao Palmeiras, precisa torcer por um resultado negativo também. Caso o elenco de Abel Ferreira vença a Ferroviária, zera as chances do Tricolor alcançar.
A principal importância desta classificação geral é pensando em um futuro até que próximo. Quem tem o primeiro lugar, tem o direito ao mando de campo em todas as decisões. Vale lembrar que as quartas e a semifinal são em jogo único, e a grande final tem ida e volta. E na final dos últimos dois anos, a decisão aconteceu em um Choque-Rei.