Rodriguinho foi sétima revelação na história do São Paulo a estrear com gol no Morumbi
Nova joia da base, ovacionada na quinta, ainda foi o quarto da história tricolor a fazer gol em estreia logo em duelo internacional pelo clube
Autor do quarto gol da goleada de 4 a 1 do São Paulo com a Católica, na quinta-feir, pela Copa Sul-Americana, Rodriguinho marcou de vez seu nome na história do Tricolor. O jovem de 18 anos entrou para um seleto grupo de outras seis revelações do clube que marcaram gols em sua primeira partida pelo profissional atuando na casa são-paulina.
Galeria
> ATUAÇÕES: Luciano mostra protagonismo, e Patrick “joga de terno” em classificação do São Paulo
Tabela
> Veja tabela do Campeonato Brasileiro e simule os próximos jogos
A nova joia de Cotia, Rodriguinho entrou aos 22 minutos do segundo tempo na partida em que foi relacionado pela primeira vez em sua história pelo clube. de fato, o feito é considerado inédito pelo próprio clube.
Entretanto, segundo dados do historiador do São Paulo, Michael Serra, o meia, que está desde os 10 anos no tricolor, é o 20º atleta formado pelo clube a conseguir marcar em seu primeiro jogo.
Nos dados divulgados por Serra, de toda essa lista, somente o ex-atacante Guilherme, em 1993, e o lateral-esquerdo Alemão, em 2000, conseguiram anotar o tento em suas estreias oficiais pelo Tricolor em competições internacionais (veja lista abaixo).
Levantamento feito pelo LANCE! mostra que Rodriguinho entrou também em outras listas históricas do São Paulo. O meia da base se tornou o quarto atleta são-paulino na história a estrear pelo clube em uma competição internacional e já marcando um gol. Além dele e de Alemão, o atual dono da camisa 9, Calleri, e o lateral-direito Ojeruella foram outros a atingir o feito.
Rodriguinho também se tornou o 37º jogador da história do São Paulo a marcar o primeiro gol pelo clube em uma competição internacional.
Indo além das categorias de base, de modo geral, entre todos os atletas tricolores, em todos os tempos e todas as equipes, Rodriguinho foi o 130º jogador a estrear pelo São Paulo marcando gol.
Ao todo, contando Rodriguinho, 45 jogadores na história do São Paulo estrearam em competições internacionais com gols
Ovacionado pela torcida após o gol marcado e celebrado por todo o elenco são-paulino, Rodriguinho é uma das apostas do clube para o futuro. Renovou recentemente o seu contrato por mais quatro anos e virou uma espécie de xodó do técnico Rogério Ceni, que assim como ele foi formado na base do clube e se mostrou empenhado em ajudar o atleta.
– Ele (Rodriguinho) e Moreira (outra cria de Cotia a marcar na quinta) são jogadores que serão importantes para o São Paulo, que podem vir a ser titulares. Não podemos queimar etapas, pois são jogadores para se colocar alguns minutos, em alguns jogos, para que cresçam. Não podemos ter pressa e cobrar para jogar mais – disse o treinador após a partida.
– Rodriguinho fez alguns treinos com a gente e foi ao último jogo para se adaptar ao comportamento do elenco. Teve a primeira oportunidade e fez o gol com 13 minutos em campo. Na base, ele é um 10, mas aqui vai ter que aprender a marcar e jogar, fazer um serviço como o Patrick faz de marcar o primeiro ou o segundo volante – orientou Ceni.
OS RECORDES DE RODRIGUINHO EM APENAS 25 MINUTOS EM CAMPO
Sétima revelação vinda da base a marcar na estreia no Morumbi:
1 - Eliel (atacante) - 24/10/1990/ 4 x 0 Vitória - Brasileirão - fez três gols
2 - Pavão (lateral-direito) - 9/10/1991 - 1 x 4 Inter de Limeira - Paulistão
3 - Toninho (atacante) - 28/10/1994 - 3 x 0 Flamengo -Brasileirão
4 - Alemão (lateral-esquerdo) - 6/09/2000 - 4 x 0 Colo-Colo (CHI) - Copa Mercosul
5 - Paulo Matos (atacante) - 19/06/2005 - 1 x 0 Botafogo - Brasileirão
6 - Helinho (atacante) - 4/11/2018 - 2 x 2 Flamengo - Brasileirão
7 - Rodriguinho (meia) - 8/7/2022 - 4 x 1 Universidad Católica (CHI) - Copa Sul-Americana
RODRIGUINHO COMO O QUARTO A ESTREAR PELO CLUBE EM COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS
1 - Alemão (lateral-esquerdo) - 06/09/2000 - 4 x 0 Colo Colo (CHI) - Copa Mercosul
2- Jonathan Calleri (atacante) - 03/02/2016 - 1 x 1 César Vallejo (PER) - Copa Libertadores
3 - Orejuella (lateral-direito) - 12/05/2021 - 1 x 1 Rentistas (URU) - Copa Libertadores
Revelações do São Paulo a marcarem primeiro gol em duelos internacionais:
1 - Guilherme (Atacante) - 25/06/93 - São Paulo 4 x 1 Tenerife - Torneio Santiago de Compostela (marcou os quatro gols da partida)
2 - Alemão (Lateral-esquerdo) - 06/09/00 - São Paulo 4 x 0 Colo-Colo - Copa Mercosul
3 - Rodriguinho (Meia) - 08/07/22 - São Paulo 4 x 1 U. Católica - Copa Sul-Americana