São Paulo comunica Nacional-URU sobre negócio milionário pelo volante Gabriel Neves
Uruguaio virou peça chave de Ceni e cravou permanência no Morumbi. Confira a situação de todos as outras peças do plantel tricolor cujo vínculo acaba no final do ano
O São Paulo comunicou o Nacional, do Uruguai, que exercerá a prioridade de compra do volante Gabriel Neves, emprestado ao Tricolor até o final do ano. A informação foi revelada ao LANCE! por fontes ligadas à cúpula do futebol do clube do Morumbi.
+ Mercado fechado: confira o balanço da janela do São Paulo
De acordo com o apurado pelo L!, segundo as cláusulas estipuladas pelo clube uruguaio na cessão do jogador ao São Paulo, o negócio deverá custar quase R$ 9 milhões aos cofres tricolores.
Ainda de acordo com essas fontes, a diretoria de futebol já iniciou as tratativas para definir o contrato a ser assinado por Neves como jogador do São Paulo em definitivo.
A informação não é necessariamente uma novidade. Em entrevistas recentes, o diretor de futebol Carlos Belmonte e o gerente Rui Costa falaram abertamente da intenção do Tricolor em permanecer com o camisa 15.
O técnico Rogério Ceni endossa o coro. Ao comentar sobre o volante após a vitória por 3 a 0 sobre o Bragantino, no último domingo (14), no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro, o comandante tricolor chegou a listar as qualidades de seu jogador.
> Confira classificação, jogos e simule resultados do Brasileirão-22
Não é para menos. Neves chegou ao Morumbi no meio do ano passado e demorou para se encontrar. Conquistou de vez o espaço somente pelas mãos de Ceni, com quem virou titular absoluto e peça fundamental. Ao todo, o uruguaio completou 35 jogos e não marcou nenhum gol pelo São Paulo.
RENOVAÇÕES DE CONTRATO CAMINHAM. LENTAMENTE...
Até o momento, o São Paulo acertou a situação de apenas três jogadores do grupo atual cujo contrato se encerraria até o final do ano: o lateral-direito Igor Vinícius, o goleiro Thiago Couto e o atacante Calleri. Há também o atacante Jonas Toró, liberado antecipadamente para assinar com o Panathinaikos, da Grécia.
Confira a situação de cada atleta em fim de contrato no São Paulo:
REINALDO (acaba no fim de 2022)
Após um período de questionamentos da imprensa - e de silêncio do lateral -, o jogador mudou o tom e falou publicamente do interesse em permanecer. Houve sondagens do Fluminense, a pedido do técnico Fernando Diniz.
MIRANDA (acaba no fim de 2022)
Belmonte falou publicamente do interesse do clube em sua permanência, inclusive afirmando que a manutenção só depende do zagueiro.
ÉDER (acaba no fim de 2022)
O veterano atacante não deve permanecer, até pelo alto salário.
MARCOS GUILHERME (acaba no fim de 2022)
O atacante chegou na atual janela de transferências com contrato de risco. Ou seja, sua renovação depende de cláusulas de produtividade, como número de jogos e gols até o fim do ano.
RAFINHA (acaba no fim de 2022)
Mais um veterano do plantel que terá de esperar até o final do ano para saber do interesse ou não na sua permanência.
WALCE (acaba no fim de 2022)
A mais misteriosa das situações. Com problemas físicos e particulares, o zagueiro sumiu da relação de contundidos divulgada pelo clube. Tratado como joia, há o interesse de estender o vínculo como forma de reconhecimento e avaliação.
ANDRÉS COLORADO (acaba no fim de 2022)
Está emprestado pelo Cortuluá, da Colômbia. Ceni gosta do jogador, que não custaria caro para compra. O Tricolor tem prioridade no negócio. Mas pelo grande número de estrangeiros no plantel, não deverá ficar. Em seu país o retorno é dado como certo.
LUIZÃO (acaba em janeiro de 2023)
Promovido da base, o jogador vem ganhando chances no time principal do Tricolor até pela falta de opções para o setor. Nos bastidores, comenta-se que a extensão está apalavrada, mas ainda não foi oficializada. E haveriam sondagens de times portugueses, como Benfica e Porto.
IGOR GOMES (acaba em março de 2023)
Volante, meia e ponta, a polivalência do jogador agrada muito Ceni, que o elenca como um dos principais nomes do plantel. Recentemente disse em entrevista que pretende acertar a renovação. Mas viu seu nome ser envolto em diversas especulações sobre grandes pedidos salariais, o que é desmentido pela diretoria. Com a demora no acerto, os mandatários do Tricolor admitem vendê-lo pela proposta que aparecer. Em outubro pode assinar com qualquer clube. E o Botafogo tem interesse.
Mas o estafe teria propostas do exterior. Ajuda o São Paulo o fato do vínculo terminar fora da janela de transferências do Velho Continente.