São Paulo recebe o Botafogo com a missão de não deixar Brasileirão ‘morrer’
Tricolor precisa aumentar seu aproveitamento se quiser uma vaga direta na Libertadores 2024
- Matéria
- Mais Notícias
O São Paulo enfrenta o Botafogo neste sábado (19), às 16 horas (de Brasília) no Morumbi, na tentativa de se reaproximar do G4 do Brasileirão já na primeira rodada do returno.
Relacionadas
+ Renove o seu estoque de camisas do Tricolor com o cupom LANCEFUT 10% OFF
Embora o clima seja ótimo no CT da Barra Funda, após a classificação heroica para a decisão da Copa do Brasil sobre o Corinthians, o Tricolor vem de uma sequência de quatro jogos sem vitórias na competição de pontos corridos - derrota para o Cuiabá e Atlético-MG, e empates contra Bahia e Flamengo.
Um dos principais objetivos do São Paulo na temporada é a classificação para a Libertadores de 2023, competição que o clube não disputa desde 2021, quando foi eliminado pelo rival Palmeiras na fase de quartas de final. Para isso, o time de Dorival terá de que classificar entre os quatro primeiros colocados do Brasileirão ou conquistar uma das Copas que disputa.
O CAMINHO PARA A LIBERTA
Desde que a Conmebol passou a disponibilizar mais vagas de Libertadores para o futebol brasileiro, em 2016, o G4 do Brasileirão passou a distribuir vagas diretas para a competição continental - anteriormente, apenas os três primeiros colocados se classificavam para a fase de grupos da competição.
+ Assista aos jogos do seu clube do coração com aquela gelada! Copo Stanley a partir de R$120,00
A reportagem fez um levantamento com as pontuações de todos os times que se classificaram na 4ª posição do Campeonato Brasileiro desde que houve a mudança na distribuição de vagas. A pontuação média das equipes neste período, ou seja, a meta de pontos do São Paulo para conseguir uma vaga direta para a competição, foi de aproximadamente 63 pontos (veja levantamento abaixo).
Para atingir essa meta, o Tricolor precisaria conquistar mais 36 pontos nos 57 que estão em disputa no segundo turno. Em termos de aproveitamento, a equipe precisaria transformar os 47,4% atuais em 55,6%.
Ou seja, qualquer derrota pode pode distanciar o time de Dorival Júnior ainda mais do G4, já que atualmente o Tricolor ocupa a 9ª posição da tabela de classificação, com 27 pontos conquistados. A diferença para o Flamengo, 4º colocado, é de cinco pontos.
Vale lembrar que, recentemente, o time do Morumbi até chegou a entrar no G4, após golear o Santos por 4 a 1 em casa. Na sequência, porém, a equipe entrou em declínio e acabou emplacando a atual sequência de quatro jogos sem vitórias no Brasileirão.
Embora ainda seja a única equipe que disputa três competições (Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileiro), o que aumentaria suas chances de conquistar uma vaga na Libertadores, a incerteza das Copas exige uma maior dedicação do São Paulo ao Brasileirão.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias