Técnico do sub-20 do São Paulo aponta joias ‘prontas’ para promoção
André Jardine pede calma com atletas badalados, mas ainda muito jovens como Lucas Fernandes e David Neres e faz indicação de outros cinco para integrar o time profissional
O São Paulo ainda não anunciou nenhum reforço para a próxima temporada e, diante de problemas financeiros, apostar em promessas do time sub-20 pode ser a solução para o time de Edgardo Bauza. E para ajudar o recém-chegado técnico argentino a se adaptar, o treinador da equipe sub-20 do Tricolor, André Jardine, fez sugestões sobre as joias mais preparadas para serem promovidas.
- A gente ainda carece de mais tempo e experiência, alguns precisam de mais calma e alguns meses na base, principalmente os nascidos em 1997. Joanderson, Banguelê, Inácio, Queiroz e Foguete já são mais velhos, conquistaram muita coisa, têm experiência e quando o profissional precisar deles, vão poder corresponder mais rápido - explicou o comandante da base.
Dos citados por Jardine, Foguete é lateral-direito, Inácio é lateral-esquerdo, Banguelê e Matheus Queiroz são volantes e Joanderson é centroavante. Todos foram titulares e importantes nas conquistas recentes da Copa do Brasil Sub-20 e da Copa Ipiranga, o antigo Campeonato Brasileiro da categoria. Além deles, o meia Lucas Fernandes e o atacante David Neres apareceram com bastante destaque, mas se enquadram no caso dos que ainda são muito jovens.
- Esses todos que estão jogando podem ser (apontados como revelações). Nos jogos decisivos procuramos sempre usar aqueles jogadores que mostram estar um pouquinho mais preparados e maduros. Nosso grupo é muito maduro e coeso, não existe muita diferença entre um jogador e outro em cada posição. A verdade é essa. Mas essa pequena diferença é a que resolve o jogo. Um quase faz o gol e o outro marca e decide - ponderou o treinador de 35 anos.
Antes de qualquer promoção para a equipe profissional, porém, o time sub-20 do Tricolor irá encarar a Copa São Paulo de Juniores. A competição começa para os tricampeões (1993, 2000 e 2010) às 14h de domingo, em confronto com o Paulista de Jundiaí na Arena Barueri, em Barueri (SP). A sede ainda receberá os embates do São Paulo contra Audax (SP) e Tiradentes (CE). Depois, o objetivo será intensificar a integração com a equipe principal, que já conta com os zagueiros Rodrigo Caio, Lucão e Lyanco, os laterais Auro e Matheus Reis, o volante João Schmidt e o atacante João Paulo como representantes da base.
- A palavra vestibular cabe para a Copa São Paulo. As equipes estão chegando no ponto alto de desempenho, entrosamento e maturidade. Cobro deles os melhores desempenhos, não o título. Eles precisam saber que irão encarar bons públicos e uma torcida exigente como a do São Paulo. Temos que jogar o futebol que treinamos o ano inteiro. É um momento especial, com todos muito perto do ideal. O grande objetivo é colocar o maior número possível de meninos na pré-temporada do ano que vem no profissional, eles desejam muito isso e estão trabalhando. Acho que o fato do São Paulo ainda não ter contratado mostra que estão olhando bem o mercado e cientes do que têm aqui na base. Vamos ter muitos meninos lá no ano que vem - apostou Jardine.