Na manhã desta quinta-feira (17), na sede da CBF, no Rio de Janeiro, o técnico André Jardine anunciou a lista final dos convocados da Seleção Brasileira para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Com Neymar vetado pelo PSG, o comandante optou por o multicampeão Daniel Alves, do São Paulo, como um dos três atletas com mais de 24 anos.
O treinador chamou outros nove que atuam no futebol brasileiro, entre eles Gabriel Menino, do Palmeiras, e Pedro, do Flamengo. A princípio, os dois clubes não desejavam liberar atletas para a disputa olímpica, já que as competições em que estão envolvidos seguirão acontecendo e os Jogos Olímpicos não fazem parte da Data-Fifa, o que os desobriga de ceder atletas à Seleção.
>> Flamengo se vê contrariado com convocação; dirigente pede: 'Liga já'
>> Veja a tabela do torneio de futebol masculino olímpico e simule resultados
A Seleção Brasileira iniciará a competição em Yokohama, contra a Alemanha, no dia 22 de julho, repetindo a final dos Jogos do Rio, em 2016, quando o Brasil conquistou o ouro pela primeira vez na história. A viagem para o Japão será feita no dia 15, como informado.
- Vamos juntos para Tóquio, para conquistar duas medalhas de ouro, masculina e feminina. Foi uma preparação espetacular, com um projeto em que a CBF confiou. Tivemos todo o apoio – detalhou o ex-jogador Branco, atual coordenador das seleções de base da CBF.
Divulgada de modo virtual, em virtude da pandemia de Covid-19, a lista final para a Olimpíada de Tóquio conta com 18 nomes. O goleiro Santos, do Athletico-PR, e o zagueiro Diego Carlos, do Sevilla, são os outros jogadores com mais de 24 chamados. Gerson, de saída do Flamengo, é um dos outros destaques da convocação.
Veja a lista completa:
GOLEIROS
Breno (Grêmio)
Santos (Ahtletico-PR)
LATERAIS
Daniel Alves (São Paulo)
Gabriel Menino (Palmeiras)
Guilherme Arana (Atlético-MG)
ZAGUEIROS
Diego Carlos (Sevilla)
Gabriel Magalhaes (Arsenal)
Nino (Fluminense)
MEIO-CAMPISTAS
Bruno Guimaraes (Lyon)
Claudinho (RB Bragantino)
Douglas Luiz (Aston Villa)
Gérson (Flamengo)
Matheus Henrique (Grêmio)
ATACANTES
Antony (Ajax)
Malcom (Zenit)
Matheus Cunha (Hertha Berlim)
Paulinho (Bayer Leverkusen)
Pedro (Flamengo)