Brasil x Coreia do Sul: única derrota da Seleção para rival das oitavas da Copa do Mundo foi com Luxemburgo
Seleção tem histórico muito positivo contra adversário do mata-mata e, inclusive, desbancou rival recentemente, mas foi derrotado em 1999
O Brasil confirmou o primeiro lugar no Grupo G da Copa do Mundo apesar de ter sido derrotado por Camarões na tarde desta sexta-feira, no Estádio Lusail. Com nove pontos, a Canarinho vai enfrentar a Coreia do Sul, que terminou em 2º na Chave H, nas oitavas de final. O jogo será às 16h (de Brasília) na próxima segunda-feira.
+ Daniel Alves se torna o jogador mais velho a defender a Seleção Brasileira em Copas do Mundo na história
O histórico da Canarinho contra os sul-coreanos no confronto histórico é praticamente perfeito. Em sete jogos, são seis vitórias e apenas uma derrota, que veio em 1999. Neste recorte, foram 16 gols marcados e cinco sofridos.
A história do revés é curiosa. Há 23 anos, as equipes se enfrentaram no Estádio Olímpico de Seul em um confronto para valorizar e promover a seleção sul-coreana - vale lembrar que a Coreia do Sul sediaria a Copa do Mundo três anos depois. O Brasil, à época, estava no começo do ciclo após a derrota para a França na final do Mundial de 1998 e tinha Vanderlei Luxemburgo como treinador. Ele apostava em novos nomes para a Canarinho, como Juninho Pernambucano, Mário Jardel e Zé Roberto.
O Brasil praticamente não foi ameaçado durante todo o jogo, mas também pouco criou para marcar. O gol da Coreia saiu aos 46 minutos do segundo tempo, quando Do-Hoon Kim entrou sozinho entre a defesa brasileira. O time da Canarinho naquele dia foi Rogério Ceni; Cafu, César Belli, Odvan, Serginho (Felipe); Flávio Conceição, Juninho Pernambucano (Alessandro), Zé Roberto, Rivaldo; Mário Jardel, Amoroso (Fábio Júnior).
Desde então, o Brasil apenas venceu a Coreia do Sul - e geralmente sem passar sustos. As equipes nunca se enfrentaram em competições oficiais. O fato curioso é que um dos últimos amistosos feitos pela Seleção antes da Copa do Mundo foi justamente contra os sul-coreanos. Em junho, a equipe comandada por Tite goleou o rival por 5 a 1 - Richarlison, Neymar (duas vezes), Coutinho e Gabriel Jesus fizeram os gols na ocasião.
Se o episódio se repetir e o confronto histórico pesar para o lado do Brasil novamente, a Canarinho se encontrará com o vencedor de Croácia x Japão nas quartas de final da Copa do Mundo.