As expectativas para o duelo entre Brasil e Croácia, válido pelas quartas de final da Copa do Mundo de 2022, nos levam a relembrar um passado não tão distante. Em 2014, a edição do torneio sediado em território brasileiro foi marcada pelo jogo de abertura entre as duas seleções, com grande atuação de Neymar e vitória da Amarelinha por 3 a 1. Abaixo, o LANCE! recorda com você, torcedor, os nomes da partida e contexto do Mundial na época.
+ E se as seleções da Copa fossem comparadas com clubes do Brasileirão? Veja!
A Seleção Brasileira iniciou a Copa de 2014 com o único objetivo de se sagrar hexacampeão da competição. Comandados por Felipão, os atletas eram prestigiados pela torcida, sobretudo, pelo título da Copa das Confederações no ano anterior, com vitória por 3 a 0 sobre a Espanha, campeã mundial na época.
Sob a liderança técnica do jovem Neymar, de apenas 22 anos, o Brasil estreou na Copa do Mundo contra a Croácia, em duelo válido pelo Grupo A, na Neo Química Arena. No entanto, os primeiros minutos não foram agradáveis para a equipe.
Aos 11 minutos da etapa inicial, Marcelo tocou na bola após cruzamento dos adversários e marcou o primeiro gol contra do Brasil na história do torneio. Consequentemente, a Seleção pressionou mais e o empate veio com Neymar, aos 29 minutos, em chute de fora da área.
A virada saiu no segundo tempo: o centroavante Fred sofreu pênalti e Neymar converteu. Com mais controle a partir daí, a Seleção Brasileira ampliou com Oscar, já nos acréscimos.
O Brasil terminou a fase de grupos de 2014 na primeira posição, com 7 pontos. Com uma vitória e duas derrotas, a Croácia de Luka Modric ficou com o terceiro lugar, eliminada do torneio.
Com os triunfos sobre Chile e Colômbia no mata-mata, o Brasil foi derrotado pela Alemanha, na semifinal, de forma vexatória. Massacrada, a Seleção perdeu por 7 a 1 e, na disputa pelo terceiro lugar, encerrou a sua participação no torneio em casa com derrota para a Holanda, por 3 a 0.
FICHA TÉCNICA - BRASIL 3 x 1 CROÁCIA
BRASIL: Júlio César; Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Luiz Gustavo e Paulinho (Hernanes); Oscar, Neymar (Ramires) e Hulk (Bernard); Fred
Técnico: Luiz Felipe Scolari
CROÁCIA: Pletikosa; Srna, Corluka, Lovren e Vrsaljko; Modric e Rakitic; Perisic, Kovacic (Brozovic) e Olic; Jelavic (Rebic)
Técnico: Niko Kovac
Local: Arena de Itaquera (SP)
Data: 12 de junho de 2014, quinta-feira
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Yuichi Nishimura (JAP)
Assistentes: Toru Sagara (JAP) e Toshiyuki Nagi (JAP)
Cartões amarelos: Neymar e Luiz Gustavo (Brasil); Corluka e Lovren (Croácia)
Gols:
Brasil - Neymar 29', 71' (P); Oscar 90+1'
Croácia - Marcelo 11' (GC)