menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

CBF confia em Ancelotti na Seleção, mas mantém cautela

Receio de repetir 2023 faz entidade trabalhar no mais estrito silêncio público

Carlo-Ancelotti-em-coletiva-na-vespera-de-Real-Madrid-x-Arsenal-pela-Champions-League-scaled-aspect-ratio-512-320
imagem cameraContratação de Ancelotti depende 'apenas' de desfecho no Real Madrid (Foto: Pierre-Philippe Marcou/AFP)
21bfbdb5-0a0f-44df-b58f-7fa73c17eff2_DOLZAN-5X7-baixa4-aspect-ratio-1024-1024
Marcio Dolzan
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 25/04/2025
17:11

  • Matéria
  • Mais Notícias

A contratação de Carlo Ancelotti para comandar a Seleção Brasileira segue em compasso de espera. Há interesse mútuo e quase todas as questões contratuais são passíveis de resolução, do salário ao tempo do acordo, passando pela formação da comissão técnica. Mas há ainda um obstáculo a ser superado: a saída do Real Madrid. 

continua após a publicidade

➡️Ancelotti é sonho antigo que Seleção pode realizar com um ano de atraso

O técnico italiano tem mais um ano de contrato com o time espanhol, mas o término antecipado, já a partir de junho, é dado como certo. A queda precoce na Liga dos Campeões — foi a primeira vez em mais de duas décadas que o clube deixou a competição nas quartas de final —, somada à dificuldade de buscar o título espanhol escancaram o fim de ciclo de um dos maiores treinadores da história do Real Madrid.

A gota d’água pode vir neste sábado (26), com a final da Copa do Rei no clássico com o Barcelona. O canal inglês "Sky" Sports inclusive já cravou que Carlo Ancelotti deixará o comando do time depois desse jogo.

continua após a publicidade

Na CBF, ninguém admite qualquer avanço na negociação, seja com Ancelotti, seja com qualquer outro treinador para assumir a Seleção Brasileira. E ficará assim até que o acordo seja selado, já que há o temor de que se repita a tentativa frustrada de contratação do italiano em 2023. À época, a Seleção ficou com Fernando Diniz, então no Fluminense, como técnico interino enquanto aguardava o fim do contrato do italiano com o Real Madrid. Mas Ednaldo Rodrigues ficou quase um mês afastado da presidência da CBF por decisão do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), e Ancelotti renovou com o Real nesse período.

Um desfecho favorável agora está ainda mais próximo do que em 2023, mas desta vez quem talvez precise ceder às convicções é Ednaldo Rodrigues. O presidente da CBF impôs como condição para ser técnico da Seleção Brasileira alguém que esteja disponível para a convocação para a próxima data Fifa. Isso acontecerá em algum momento da segunda quinzena de maio, e o Real Madrid joga a última rodada do Espanhol apenas no dia 25.

continua após a publicidade

Se fechar com a Seleção, Ancelotti deve trazer dois auxiliares

Caso Carlo Ancelotti seja mesmo contratado para comandar a Seleção Brasileira, o treinador poderá trazer junto dois auxiliares: o filho, Davide Ancelotti, e Francesco Mauri, também italiano.

Davide trabalha como auxiliar há 12 anos, já tem todos os certificados para ser técnico e planeja assumir como treinador principal após a saída do Real Madrid. Ele chegou inclusive a receber proposta do futebol árabe, mas declinou porque pretende começar a carreira como técnico na Europa.

Mas a imprensa espanhola garante que, caso Carlo Ancelotti assuma a Seleção Brasileira, Davide está disposto a permanecer como auxiliar técnico até o fim da Copa do Mundo de 2026, para acompanhar o pai na equipe nacional.

Ancelotti é ficha 1 para assumir a Seleção Brasileira
Ancelotti é o alvo principal da CBF para a Seleção Brasileira (Foto: Pierre-Philippe Marcou/AFP)

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias