Duas das caras novas da Seleção Brasileira de Ramon Menezes para o amistoso contra o Marrocos, os volantes André e João Gomes são nomes que se candidatam seriamente à briga por uma vaga na Copa do Mundo de 2026. Jovens de uma grande safra de meio-campistas do futebol brasileiro, os jogadores receberam suas primeiras oportunidades, mas devem começar no banco no jogo deste sábado.
Revelações do futebol carioca, André e João Gomes deram seus primeiros passos por Fluminense e Flamengo, respectivamente. O primeiro segue no Tricolor, onde é um dos craques do time comandado por Fernando Diniz, enquanto o segundo se transferiu para o Wolverhampton, da Inglaterra, no início deste ano. No Rubro-Negro, porém, o volante se destacou igualmente.
+ Veja a tabela e os jogos da Champions League
Nascidos no mesmo ano (2001), André e João Gomes não foram exatamente protagonistas de suas equipes na temporada passada, mas pode-se dizer que ambos foram coadjuvantes de luxo. Ao final do Brasileirão, os dois foram eleitos os melhores volantes do torneio. No Flu, André foi campeão carioca justamente sobre o Flamengo de João Gomes, que acabou com os títulos da Copa do Brasil e Libertadores em 2022.
- É o início de um novo projeto, vários jogadores novos que vão dar a vida. Todos querem deixar boa impressão. Independente de quem vier, o Brasil tem jogadores com nível de Europa. O que passou já ficou para trás. Agora é focar neste novo início e trabalhar para chegar na Copa de 2026 - disse André em entrevista coletiva nesta semana.
- Estou vivendo um momento muito especial na minha carreira, na minha vida. Creio que as coisas estão acontecendo no momento certo. Estou num processo de evolução no Fluminense, nossa equipe está crescendo cada vez mais, e isso influencia eu estar aqui. Não consigo explicar, é um momento de muita felicidade. Tenho que fazer aqui o que faço no clube para ser lembrado nas próximas convocações - completou.
+ Confira as movimentações do mercado da bola no Vaivém do L!
+ Amistoso dará chances: saiba há quanto tempo um jogador do seu clube não é titular na Seleção Brasileira
INSPIRAÇÃO NA SELEÇÃO
André e João não poderiam ter exemplo melhor para aprenderem sobre a posição. Na Seleção Brasileira, os dois têm a companhia de Casemiro, considerado por muitos como o melhor volante do mundo há alguns anos. Atualmente no Manchester United, o ex-jogador do Real Madrid dominou a função e é um dos donos do meio-campo da equipe inglesa.
Aos 31 anos, Casemiro segue atuando em alto nível e não dá demonstração de que está em decadência. Um dos grandes nomes da Seleção Brasileira no Mundial do Qatar, o volante é exemplo para os dois jovens que dão neste momento os primeiros passos na carreira e almejam o sucesso do camisa 5.