Neymar em branco, goleiros brilhando… Veja o desempenho dos atletas da Seleção no fim de semana
Atacante não tem participação direta em gol pela primeira vez em um mês; na Inglaterra, Alisson e Ederson brilham... L! mostra radar da Seleção Brasileira antes da Copa do Mundo
Muitos dos jogadores da Seleção Brasileira tiveram as últimas partidas pelos clubes que atuam antes do começo da Copa do Brasil. O fim de semana foi marcado pelos compromissos finais nos campeonatos europeus ao redor do Velho Continente para, finalmente, dar o pontapé inicial ao Mundial.
+ Fred ou Vini Jr? Tite tem dúvida principal para escalação da Seleção na Copa do Mundo
Dos 26 convocados, os três jogadores que atuam no Brasil - Éverton Ribeiro e Pedro, do Flamengo, e Weverton, do Palmeiras - foram poupados da última rodada do Brasileirão e já estão em Turim, onde a Seleção terá uma semana de treinos no CT da Juventus visando a Copa.
Além deles, Éder Militão, Rodrygo e Vinícius Jr., do Real Madrid, e Raphinha, do Barcelona, também não atuaram, porque os clubes folgaram na Copa do Rei. Marquinhos, titular de Tite, não jogou pelo PSG por estar com dores no tornozelo, mas não preocupa para o Mundial - mesmo caso de Antony, do United; Alex Telles foi poupado pelo Sevilla e Alex Sandro desfalcou a Juventus por cumprir suspensão.
O LANCE! mostra um resumo do desempenho individual dos jogadores da Canarinho no futebol na Europa durante o fim de semana.
+ Conheça o CT da Juventus, local da preparação da Seleção para a Copa do Mundo
ALISSON
Grande destaque entre os brasileiros no fim de semana, o goleiro foi um dos responsáveis pela vitória do Liverpool sobre o Southampton pela Premier League. O camisa 1 fez quatro defesas dentro da área - incluindo um milagre em uma cabeçada à queima-roupa à curta distância.
EDERSON
Teve muito trabalho para parar o ímpeto ofensivo do Brentford na derrota do Manchester City. Mesmo com o resultado negativo, fez boas defesas e não teve culpa nos dois gols levados no resultado de 2 a 1.
DANILO
Mais uma vez atuando como zagueiro pela Juventus, o lateral-direito da Seleção Brasileira teve atuação segura na vitória por 3 a 0 sobre a Lazio. Jogando mais pelo lado esquerdo da defesa, ele teve impacto na saída de bola da equipe.
THIAGO SILVA
Entrou ainda no começo da derrota do Chelsea para o Newcastle e, apesar do resultado negativo, fez o que pôde. Saiu de campo como o jogador com mais cortes pelo alto, venceu todos os duelos individuais e não sofreu dribles.
+ Presidente da CBF diz que Brasil é um dos favoritos ao título da Copa, mas pede calma: 'Pés no chão'
BREMER
Apesar de ter levado um cartão amarelo, teve, assim como Danilo, uma atuação segura na vitória da Juventus. Foram seis ações defensivas ao todo na partida e nenhum erro cometido.
CASEMIRO
Cada vez mais adaptado ao Manchester United, o volante atuou os 90 minutos na vitória dos Red Devils sobre o Fulham. O brasileiro somou mais de dez ações defensivas.
FABINHO
O volante fez um jogo limpo na vitória do Liverpool sobre o Southampton: não cometeu faltas durante 90 minutos e ainda teve quatro desarmes.
+ Sérvia, Suíça e Camarões: conheça destaques dos adversários do Brasil na Copa do Mundo
LUCAS PAQUETÁ
Ponta ou segundo volante na Seleção, Paquetá foi o meio-campista principal do West Ham e teve liberdade de movimentação em todo o gramado. Mesmo com a derrota, ele apareceu em várias fases do jogo, mas não contribuiu ativamente com gols.
BRUNO GUIMARÃES
Um dos destaques do Newcastle, o volante não teve uma das atuações mais chamativas da temporada na vitória sobre o Chelsea. O camisa 39 até foi importante nos passes, mas levou a maior na maior parte das disputas físicas.
NEYMAR
O camisa 10 interrompeu uma sequência de quatro jogos participando diretamente de um gol. Mesmo com a goleada de 5 a 0 do PSG sobre o Auxerre, não balançou as redes ou deu assistências. Foi substituído ainda no segundo tempo e teve atuação apagada - mas saiu bem fisicamente e inteiro.
+ O Brasil no Qatar: no auge técnico, Neymar vai para Copa do Mundo como expoente da Seleção
GABRIEL MARTINELLI
Não teve a melhor atuação tecnicamente, mas teve um impacto por conta do esforço dentro de campo. Buscou uma bola que parecia perdida e desarmou o defensor do Wolverhampton na jogada que iniciou o segundo gol do Arsenal na vitória dos Gunners pela Premier League.
RICHARLISON
Voltou a ser titular pelo Tottenham pela primeira vez em quase um mês após se recuperar de uma lesão na panturrilha, mas pouco fez na vitória sobre o Leeds United. Foi substituído no começo do segundo tempo.
GABRIEL JESUS
O jejum sem marcar gols chegou a dez jogos, mas Jesus continuou sendo importante para o Arsenal, líder da Premier League. O camisa 9 iniciou a jogada do primeiro gol dos Gunners na vitória sobre o Wolverhampton e mostrou movimentação no sistema ofensivo.