A caminhada do Brasil para seguir como a única seleção a disputar todas as Copas do Mundo iniciou na noite de sexta-feira (8), com a goleada por 5 a 1 sobre a Bolívia, no estádio do Mangueirão, em Belém, no Pará. E o primeiro gol dessa caminhada brasileira rumo ao Mundial de 2026 foi marcado pelo atacante Rodrygo, aos 24 minutos do primeiro tempo - ele marcaria mais um, na etapa final.
Ao balançar as redes, o Raio entrou para um grupo de atletas que abriram a trajetória brasileira para se classificar para as Copas. A lista conta com nomes importantes como Ronaldo, Rivaldo, Zico, Roberto Dinamite, entre outros.
Neymar, que, assim como Rodrygo, marcou duas vezes contra os bolivianos, nunca abriu a contagem para a Amarelinha nas eliminatórias. Esta é a quarta vez que o camisa 10 disputa o torneio classificatório.
Inclusive, os gols anotados contra ‘La Verde’ fizeram com que o ‘menino Ney’ se tornasse o maior artilheiro da Seleção Brasileira em jogos oficiais de forma isolada, ultrapassando o Rei Pelé. O Atleta do Século, no entanto, é mais um dos craques que vestiram a camisa amarela, mas não está na lista dos primeiros jogadores a balançarem as redes pelo Brasil em jogos das eliminatórias sul-americanas.
A Canarinho não disputou as eliminatórias para as Copas do Mundo em 1930, 1934, 1962, 1966, 1974 e 1998. A primeira, porque foi a única em que os países que disputaram foram convidados. Na segunda, foi classificada diretamente por conta das desistências do Chile e do Peru. As demais, por ter sido campeã nas edições anteriores.
Confira abaixo todos os autores dos primeiros gols da Seleção Brasileira nas eliminatórias sul-americanas para os Mundiais.