Seleção Brasileira já teve jogador do Oriente Médio convocado?
Neymar deve ser anunciado pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, nos próximos dias, mas ainda quer atuar pelo Brasil
- Matéria
- Mais Notícias
O mercado de transferências levou mais um astro do futebol europeu para o Oriente Médio. Desta vez, Neymar acertou com o Al-Hilal, da Arábia Saudita, e deve ser anunciado pelo clube árabe nos próximos dias. O brasileiro será comandado pelo português Jorge Jesus, ex-Flamengo, e vestirá a camisa 10 do Crescente.
Relacionadas
Porém, Neymar não enxerga este próximo passo de sua carreira como o último. O atleta ainda tem o desejo de voltar a atuar em uma liga competitiva europeia ao fim de seu contrato, no meio de 2025, e segue com vontade de defender a Seleção Brasileira, inclusive mirando a Copa do Mundo de 2026.
Não é comum, contudo, ver jogadores do Oriente Médio sendo convocados para atuar pela Seleção. Durante a era Tite, não houve convocações de jogadores que atuassem na região. O último foi Éverton Ribeiro, que foi chamado por Dunga para disputar a Copa América de 2015, já sendo um nome comum devido às atuações com a camisa do Cruzeiro entre 2013 e 2014. Na ocasião, Ribeiro jogava pelo Shabab Al Ahli, dos Emirados Árabes Unidos.
+ OPINIÃO: Ida para a Arábia Saudita decepciona quem um dia achou que Neymar seria o melhor do mundo
A nível de comparação, jogadores da Ásia também são pouco chamados. Durante o ciclo para a última Copa, foram apenas dois: Renato Augusto e Paulinho, ambos em 2018, quando atuavam pelos chineses Beijing Guoan e Guangzhou Evergrande, respectivamente. De 2019 para a frente, as convocações ficaram restritas aos outros continentes. Gil e Diego Tardelli, também na China, também chegaram a receber oportunidades anteriormente, entre a chegada de Tite e a Copa do Mundo de 2018.
Neymar to Al Hilal, here we go! ????????????????
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) August 14, 2023
After new huge bid revealed two days ago, documents are now approved by all parties involved.
Ney will travel to Saudi this week.
Two year contract.
Number ????.
PSG set to receive bit less than €100m fee.
Medical to be completed today. pic.twitter.com/R6zR5glroe
Giuliano e Oscar eram jogadores frequentemente convocados pelo Brasil. Porém, com as transferências para o Al-Nassr e para o Shanghai Port, nesta ordem, os atletas perderam visibilidade e não foram mais chamados pelo comandante ex-Corinthians.
Caso tudo se confirme, Neymar deve ser anunciado pelo Al-Hilal na quarta-feira. Resta saber se o astro fará parte da lista de Fernando Diniz, que foi anunciado como interino da Seleção até a possível chegada de Carlo Ancelotti, em 2024. O atual técnico do Fluminense fará sua primeira convocação, para os jogos contra Bolívia (realizado no Mangueirão) e Peru (Nacional de Lima), pelas primeiras rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias