menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Aos 20 anos, Ostapenko faz história, vira sobre Halep e conquista Roland Garros

Tenista que nasceu no dia do primeiro título de Guga em Paris, faz história pra pequeno país do leste europeu

Jelena Ostapenko
imagem cameraDivulgação FFT
Avatar
Lance!
Paris (França)
Dia 10/06/2017
15:39

  • Matéria
  • Mais Notícias

Nascida exatamente no dia em que Gustavo Kuerten surpreendeu o mundo e levantou a taça em Roland Garros, a jovem letã Jelena Ostapenko, 47ª do ranking da WTA, surpreende o mundo e bate o favoritismo de Simona Halep, quarta, para escrever história semelhante a de Guga.

Ostapenko lutou por 1h59 para virar a partida contra Halep em 4/6 6/4 63 tendo convertido três aces contra nenhum de Halep, que cometeu apenas 10 erros não-forçados contra 54 da letã, que disparou 54 bolas vencedoras contra oito da romena.

Agressiva, Ostapenko iniciou a partida com forehand e backhands afiados, abriu quebrando o saque da romena, mas vacilou, precisou salvar breakpoints no game seguinte, mas acabou quebrada. mais experiente, Halep defendeu-se bem e confirmou saque no game seguinte. A letã, manteve-se fria, arriscou com forehand na segunda bola confirmou seu game de saque e pressionou quebrando novamente o serviço da romena no quinto game. Halep, seguiu a tática de manter-se sólida na linha de base, devolveu a quebra de saque, igualou em 3/3 o placar. A disputa seguiu com as tenistas tentando se pressionar, até que Halep voltou a quebrar o saque de Ostapenko no décimo game fechando a primeira parcial.

No segundo set, Halep entrou sólida com saque, conquistou a quebra após forçar erros da letã, abriu 3/0 e origou a rival lutar por seis minutos e quatro igualdades para confirmar saque. Motivada pela torcida local que gritava seu nome a todo tempo, Ostapenko seguiu arriscando, devolveu a quebra no quinto game, trabalhou com backhand e virou para 4/3 vencendo quatro games em sequência. Halep, mantinha-se na partida, devolveu a quebra no oitavo game após sequência de erros de Ostapenko, tentou pressionar, mas voltou a ser quebrada no nono game pelo potente backhand da rival, que sacou tranquila para empatar a partida.

No terceiro e decisivo set, Ostapenko pressionou, mas Halep salvou dois breakpoints e confirmou com forehand na paralela. Desta forma, a romena conquistou a quebra de saque no quarto game, abriu 3/1 e viu a letã arriscar tudo para devolver a quebra no quinto game, seguir pressionando e contar com 'ajuda' da fita da rede para voltar a conquistar quebra no sétimo game e não perder mais, alçando nova quebra no nono game.

Ostapenko é a primeira tenista da Letônia, entre homens e mulheres, a conquistar um título de Grand Slam. Este é também seu primeiro título na carreira profissional. O último a conquistar este feito foi Guga, exatamente no dia em que a jovem nasceu.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias