Bia Maia sai das cordas, derruba tcheca e vai à 3ª rodada de Indian Wells
Brasileira esteve perto da derrota e agora encara britânica Raducanu, campeã do US Open em 2021
Beatriz Haddad Maia, número 13 do mundo, saiu das cordas na noite deste sábado em sua estreia no WTA 1000 de Indian Wells, na Califórnia, e garantiu vaga na terceira rodada do forte torneio no piso duro.
A paulistana derrotou a tcheca Katerina Siniakova, 48ª colocada, por 2 sets a 1 com parciais de 5/7 7/6 (7/4) 6/3 após 2h37min de duração na quadra 9 do Indian Wells Tennis Garden.
Foi o segundo duelo entre as duas e a primeira vitória da brasileira que havia perdido ano passado no piso duro e na altitude de Guadalajara, no México, torneio WTA 250.
A brasileira esteve nas cordas e muito perto da derrota.
O jogo foi muito equilibrado, mas com oscilações das duas partes. Siniakova abriu uma quebra, Bia se recuperou, virou para 4 a 3, pressionou no game de 5 a 4 na devolução, mas a tcheca confirmou, quebrou a brasileira e fechou desta vez sem dar oportunidades.
A paulistana então começou bem no segundo set, abriu 2 a 0 e parecia mais confiante, mas os backhands potentes e contra-ataques da rival deram logo o empate em 3 a 3. Siniakova aplicou lindo winner curto e cruzado, conseguiu abrir a quebra, fez 5 a 3 e sacou para vencer em 5 a 4, mas Bia tirou seu melhor tênis, devolveu a desvantagem e levou para o tie-break. Ela foi um pouco mais consistente, abriu 6 a 3 e fechou no segundo set-point.
No terceiro set a brasileira abriu uma quebra com 3 a 1, confirmou o saque e com uma bela devolução tornou a quebrar. Sacou para a vitória em 5 a 2, cedeu a quebra, mas fechou em 6/3 com dupla-falta da rival.
Bia vai enfrentar pela primeira vez na carreira, na segunda-feira, a britânica Emma Raducanu, de 20 anos, 77ª colocada, campeã do US Open em 2021 surpreendendo a todos após sair do quali e vencer o torneio com apenas 18. Ano passado a britânica não brilhou, teve lesões e caiu de produção. Ela derrotou na segunda rodada a semifinalista do Australian Open, a polonesa Magda Linette, cabeça de chave 20, por 7/6 (7/3) 6/2.