Djokovic e Barty concorrem a prêmio de atletas do ano do Laureus
Tênis tem seis indicados, em diferentes categorias, na maior premiação do esporte
A organização do Prêmio Laureus, a principal premiação mundial dos esportes, anunciou a pouco os indicados e o tênis conta com seis indicados, dentre eles o sérvio Novak Djokovic e a australiana Ashleigh Barty concorrem a melhores do ano.
Após um ano de sonho para Djokovic, que manteve o número 1 em 2021 e conquistou três títulos do Grand Slam (Australian Open, Roland Garros e Wimbledon), além de ter feito final no Us Open e disputar o bronze olímpico (vencido pelo espanhol Pablo Carreño Busta) o credenciou a concorrer ao prêmio de 'Atleta Masculino do Ano'.
A categoria tem como atual campeão o espanhol Rafael Nadal, e neste ano tem o quarterbacker americano Tom Brady, o nadador americano Caeleb Dressel, o maratonista queniano Eliud Kipchoge, o atacante polonês Robert Lewandowski e o campeão mundial da Fórmula 1, o holandês Max Verstappen.
Já a categoria 'Melhor Atleta do Ano' no feminino, que tem como atual campeã a japonesa Naomi Osaka, tem a número 1 do mundo no tênis e campeã de Wimbledon, a australiana Ashleigh Barty como concorrente. Em 2021, Barty manteve o número 1 do mundo em todas as semanas e na temporada venceu, além de Wimbledon, os WTAs 1000 de Cincinnati, Stuttgart e Miami, além do WTA de Yarra Valley.
Barty concorre ao prêmio com a nadadora americana Katie Ledeck, a corredora americana Allyson Felix, a meio campista espanhola Alexia Putellas, a nadadora australiana Emma McKeon e a velocista jamaicana Elaine Thompson-Herah.
O russo Daniil Medvedev e a britânica Emma Raducanu concorrem na categoria 'Revelação do Ano', que engloba não apenas as revelações como os atletas que melhoraram substancialmente. A categoria não é separada entre homens e mulheres e concorrem com o russo e a britânica ao prêmio o meio campista espanhol Pedri, a saltadora tripla Yulimar Rojas da Venezuela e o indiano lançador de dardo Neeraj Chopra.
O tênis em cadeira de rodada conta com duas indicações a Laureus no para-esporte, o japonês Shingo Kunieda concorre a categoria 'Atleta do Ano' e a holandesa Diede de Groot, também do tênis em cadeira de rodas, concorre na categoria 'Atleta do Ano' feminina.
A entrega dos Prêmios Laureus será realizada no mês de abril e contará com votos de jornalistas e especialistas do mundo todo.