Federer salva dois match-points, vence a 1200ª na carreira e vai às quartas em Madri
Suíço encara austríaco Thiem por vaga na semifinal
- Matéria
- Mais Notícias
Em uma atuação de altos e baixos, o suíço Roger Federer, terceiro do mundo, salvou dois match-points e garantiu seu retorno às quartas de final do Masters 1000 de Madri, na Espanha, pela primeira vez desde 2012, ano em que o torneio testou o controverso saibro azul.
O natural da Basileia marcou 6/0 4/6 7/6 (7/3) após duas horas de duração na quadra central Manolo Santana da Caja Mágica diante do francês Gael Monfils, 18º colocado.
Federer atinge sua 1200ª vitória na careira (282 derrotas) onde persegue o recorde de Jimmy Connors que tem 1274. Este é apenas o primeiro torneio em três anos do suíço no piso de saibro. Ele não atuava também em Madri desde 2015, torneio que venceu não só em 2012, mas também em 2009.
O suíço encara o austríaco Dominic Thiem, quinto colocado, que marcou 6/4 7/5 sobre o italiano Fabio Fognini. Thiem vem de título em Barcelona onde superou Rafael Nadal na semifinal. O austríaco bateu Roger no último encontro na final de Indian Wells.
Federer aliás ganhou seu último torneio jogado, em Miami, na Flórida.
O Jogo
O início do jogo foi todo do suíço, que voou baixo no primeiro set e precisou de apenas 18 minutos para conquistar a vitória com 6/0 e três quebras em seis oportunidades. Na segunda parcial, quando parecia que o jogo deslancharia para o lado de Federer, que já tinha 3/0 no placar, Monfils fez frente, buscou a quebra de empate e, no décimo game, se aproveitou de um erro não forçado do suíço para conquistar a segunda quebra e fechar a parcial em 6/4.
Com a partida empatada, Monfils começou a jogar mais solto e rapidamente dominou Federer, marcando 4/1 na parcial final. Quando tudo parecia completamente fora do controle do suíço, o francês vacilou e, em um game com duas duplas-faltas, cedeu a quebra e trouxe o adversário de volta para a partida.
Federer cresceu nos momentos finais da partida, chegando a ter outro break-point no 11º game, salvo pelo francês, e salvando dois match-points no 12º game em dois lances de extrema coragem. Com a definição indo para o tie-break, o suíço foi maior e liquidou a partida com 7-3 no desempate.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias