Nadal leva pneu e vira batalha de 4h49 contra Thiem nas 4ªs do Us Open
Espanhol reeditará semifinal da edição passada contra Juan Martín del Potro
- Matéria
- Mais Notícias
O número 1 do mundo, Rafael Nadal, colocou todo o coração em quadra para superar de virada um inspiradíssimo Dominic Thiem, nono, em um jogaço e se garantiu na semifinal do US Open, após virar a partida mais longa da história do torneio.
Nadal venceu a batalha épica de 4h49, a mais longa da história do US Open, teve placar de 0/6 6/4 7/5 6/7 (4) 7/6 (5) tendo convertido três aces contra 18 do austríaco, que disparou 74 bolas vencedoras contra 55 do espanhol, que cometeu 49 erros não-forçados contra 57 de Thiem.
Segundo um levantamento feito pela ESPN norte-americana, esta foi a primeira vez na história que um jogador virou uma partida na chave de um Grand Slam após perder o primeiro set por 6/0. Até aqui, a história registrava 16 partidas abertas com um pneu.
Na semifinal, o atual campeão do US Open, reeditará a semifinal em 2017 diante do argentino Juan Martín del Potro, a quem já enfrentou 16 vezes no circuito profissional e venceu 11 dos encontros.
O jogo
Trabalhando sólido com backhand de modo firme e rápido, Thiem dominou o espanhol desde o primeiro ponto, abriu a partida com quebra e seguiu muito firme para fechar o primeiro set em 24 minutos, tendo aplicado pneu e visto o espanhol vencer apenas sete pontos em toda a parcial.
Na segunda etapa, nadal conseguiu encaixar melhor seu saque, mudou um pouco a tática e passou a entrar mais em quadra e empurrar Thiem da linha de base. A estratégia deu certo, o jogo passou a ser mais equilibrado, até que Nadal arriscou na devolução, quebrou no décimo game e empatar a disputa.
Na terceira etapa, o jogo seguiu o ritmo do set anterior, Thiem passou a ser mais pressionado pelo espanhol no inicio, mas foi confirmando sem flertar com grande perigo. No quinto game, Nadal viu Thiem acertar dois belíssimos backhands na paralela, ter os breakpoints e salvou devolvendo na mesma moeda. A disputa seguiu complicada e no décimo game, quando Thiem salvou bola curta de Nadal e confirmou saque. No décimo segundo game, Thiem viu Nadal ser agressivo no forehand, trabalhou com backhand na paralela para salvar breakpoints, mas viu o espanhol entrar em quadra, dominar na rede e definir quebra e set com belo forehand na linha paralela.
Os tenistas tiveram uma pausa de 10 minutos para poderem se refrescar e trocar de uniforme.
Renovados, iniciaram a disputa do quarto game, mantendo o nível de competição alto. Thiem arriscou na devolução, trabalhou com forehand e conquistou a quebra no terceiro game, abriu 3/1 no placar e seguiu arriscando com bolas agressivas. Nadal trabalhou firme com bolas cruzadas e devolveu a quebra no oitavo game. O austríaco teve breakpoint no nono game e a partida foi para o tiebreak.
Ali, Thiem abriu firme na devolução e em erro no forehand do espanhol conquistou a mini-quebra. No nono ponto, nova mini-quebra para o austríaco que aplicou lindo backhand na paralela, viu o espanhol devolver uma das mini-quebras, mas sacou firme e forçou o quinto set, após 1h21 de duração apenas da quarta setapa.
No set decisivo, os tenistas foram se pressionando e aprsentando lindas jogadas. Thiem salvou dois breakpoints no quinto game e seguiu. NO décimo primeiro game, Thiem baixou o nível, cometeu dupla-falta e ficou com 0-40 no placar, com muita coragem diante da pressão, o austríaco sacou firme, salvou os três breakpoints, chegou à vantagem em belo voleio e cresceu em mais um momento de pressão. A partida foi para o tiebreak novamente. Ali os tenistas trocaram mini-quebras, até Nadal ter mini-quebra crucial no sétimo ponto e firme viu o austríaco mandar smash pra fora e se garantir na semifinal.
A partida acabou assim:
👏#respect(🎥Eurosport) pic.twitter.com/9YFLZELIV6
— doublefault28 (@doublefault28) 5 de setembro de 2018
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias