Nadal sofre no 1º set, mas bate Verdasco e faz semi em Roma
Espanhol tenta revanche contra grego e vaga na final
Número dois do mundo e octacampeão do Masters 1000 de Roma, na Itália, Rafael Nadal teve problemas, mas conseguiu sua vaga na semifinal no Foro Itálico nesta sexta-feira ao superar o compatriota Fernando Verdasco, 38º do mundo.
O canhoto de Manacor passou pelo adversário por 2 sets a 0 com parciais de 6/4 6/0 após 1h38min de duração na quadra central do charmoso e imponente complexo romano. Foi o 17º triunfo de Nadal em 20 jogos contra o compatriota.
Nadal terá pela frente neste sábado o grego Stefanos Tsitsipas, sétimo do mundo, que nem entrou em quadra vencendo Roger Federer por WO - suíço sentiu lesão na perna. Tsitsipas derrotou Nadal em Madri, na Espanha, semana passada na semifinal em jogão de três sets. No retrospecto geral são três triunfos do espanhol nos quatro jogos.
Rafa quer romper a barreira de semifinais no saibro este ano. Perdeu nesta fase também em Monte Carlo para Fabio Fognini e Barcelona para Dominic Thiem.
O jogo
Confiante após suas vitórias sobre Dominic Thiem e Karen Khachanov na rodada dupla de quinta-feira, Verdasco largou com tudo, com winners,abriu 2/0 salvando um break e tendo outra chance para ampliar. Rafa se safou e foi mantendo o serviço até igualar em 4/4. Verdasco abriu 0/40 com coragem, mas desperdiçou as oportunidades e pagou caro, acabou quebrado a seguir. Nadal fechou por 6/4 em 1h01min.
No segundo set a confiança mudou de lado. Nadal abriu 2/0 e viu Verdasco ter um perigoso 15/40. Um ponto estranho e outro com segurança igualaram o game fechado por Rafa em dez minutos. Daí em diante Verdasco fez escolhas erradas, ampliou o número de erros e prontamente o Touro Miúra abriu 5/0 e liquidou a fatura com 6/0 após dois lindos backhands.