Osaka é 1ª atleta feminina a criar sua própria agência de marketing esportivo
- Matéria
- Mais Notícias
A japonesa Naomi Osaka, ex-número 1 do mundo e atual 38, deu um dos maiores passos de sua carreira ao abandonar a gigante do marketing esportivo mundial, IMG, para fundar sua própria agência de gerenciado de carreiras e eventos esportivos, a 'Envolve'.
Com a iniciativa, Osaka tornou-se a primeira atleta feminina da história a abandonar uma gigante do setor do marketing esportivo para fundar sua própria agência. Esse caminho já havia sido seguido por alguns atletas como o jogador de basquete LeBron James, o golfista Tiger Woods, o futebolista Cristiano Ronaldo, o espanhol Rafael Nadal e o suíço Roger Federer, que criou a Team8, agência que cuida de sua carreira, de outros atletas como o alemão Alexander Zverev e organiza a Laver Cup.
“Passei minha carreira fazendo as coisas do meu jeito, mesmo quando as pessoas me diziam que não era o esperado ou tradicional”, disse Osaka em um e-mail ao Sportico. “Evolve (evoluir) é o próximo passo natural na minha jornada como atleta e empresária, bem como uma maneira de continuar sendo eu mesma e fazendo as coisas do meu jeito.”
Osaka e IMG tinham contrato de imagem e promoção esportiva ativo até o último mês de dezembro de 2021, porém desde a metade do ano passado as partes discutiam uma renovação, porque a japonesa queria menor restrição contratual afirmaram fontes ao Sportico.
Sem chegar a um denominador comum, Osaka decidiu não renovar com a IMG e ao lado de seu agente de longa data, Stuart Duguid, fundou a Envolve. Duguid era funcionário da IMG e também deixou a empresa. Ele é acionista da japonesa no empreendimento. Mesmo modelo utilizado por Federer e Tony Godsick seu antigo agente na IMG, bem como modelo adotado por Nadal e Carlos Costa.
“Estou animada para começar isso com meu parceiro de negócios Stuart e nosso plano é usar a mesma abordagem que adotamos na construção de meus negócios de forma autêntica e estratégica como uma visão para esta empresa”, disse Osaka que é a atleta feminina mais bem paga do mundo com faturamento anual em patrocínio estimado em US$ 52 milhões. “Acredito fortemente no poder que os atletas têm de usar nossas plataformas para impulsionar negócios significativos”, completou.
Por telefone, também ao Sportico, Duguid revelou que o projeto da dupla é "agregar" valor nos contratos e trabalhar com propósito em relação também às marcas. O intuito deles, pontuou, não é transformar a Envolve num grande player do mercado do marketing esportivo: “O núcleo central da Evolve é ampliar os negócios de Naomi de US$ 50 milhões por ano para US$ 150 milhões por ano”.
Se alcançar este objetivo, Osaka pode se tornar a atleta mais bem paga do mundo entre homens e mulheres, já que o atleta mais bem pago do planeta é Cristiano Ronaldo com faturamento de US$ 125 milhões anuais.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias