menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Sabr é o nome da devolução de Federer que começou com brincadeira

Dia 13/10/2015
12:36

  • Matéria
  • Mais Notícias

A devolução de Roger Federer com chip and charge - seja, responde e corre pra rede - utilizada por ele desde o torneio de Cincinnati, nos Estados Unidos, e executada também no US Open, começou com uma brincadeira durante os primeiros treinos em Ohio ao lado de Benoit Paire.

O suíço explicou que estava cansado durante a prática e optou pela mudança, o que acabou levando a um acerto para tentar durante os jogos com seu treinador, Severin Luthi. O golpe tem até nome, criado por Federer e sua equipe: "Sabr" (Sneak attack by Roger):

- Cheguei em Cincinnati na hora do almoço e fui treinar com o Benoite Paire. Ele estava com problema no ouvido e eu cansado do jet lag. Estavamos na quadra central, ficamos horas treinando e os dois estavam cansados, eu iria terminar, mas Severin pediu para jogar alguns games para me acostumar com as condições, e no fim os dois estavam brincando. Daí eu disse "bem, vou fazer um chip and charge para encurtar os pontos, estou cansado, quero sair logo de quadra. Daí comecei a correr pra frente nas devoluções, bati alguns winners que foram ridículos, eu ri, Severin riu, Benoit riu. Fiz isso no próximo treino para ver se funcionava, e o Severin pediu para usar nos jogos. Eu ri e disse: "Sério?". Ele me empurrou para não ficar tímido na hora de usar isso nos momentos importantes pois talvez não parecesse bem em estádios lotados. Daí demos um nome ao golpe, sneak attack by Roger, ("Sabr"). Sei lá, pode chamar de Fed Attack, o que você quiser, mas foi divertido e hoje fiz algumas vezes, e fiquei muito feliz que funcionou tão bem em Cincinnati.


Federer derrotou o alemão Philipp kohlschreiber, 29º, pela décima vez em dez jogos, marcando 6/3, 6/4 e 6/4. Após o triunfo, o suíço se mostrou satisfeito:

- Comecei bem e segurei meu saque no primeiro set, depois perdi um pouco do meu saque, tivemos poucos ralis, ficou com pouco ritmo. Mesmo perdendo o saque, consegui a vitória não vou dizer confortável, mas com um pouco de sorte às vezes. Fui efetivo nas minhas chances e ganhei os grandes pontos mais que ele hoje.

Seu próximo rival será o americano John Isner, de 2,08m, e um dos melhores sacadores do circuito. Um grande desafio para Federer:

- Enfrentei ele poucas vezes, uma vez a cada dois anos mais ou menos. Ele é alto e acha os ângulos impossíveis de saque que complicam para todos e tem um bom segundo saque também. Ele é mais perigoso nos jogos melhor de três sets, no melhor de cinco temos mais tempo, mas ele pode sacar bem em jogo de cinco também. Será um duro jogo.

Federer apontou que não deve usar muito o "Sabr" contra Isner:

- Não é a ideia usar muito contra um jogador como ele, além disso tenho ido muito bem contra grandes sacadores. Vou pensar sobre isso, mas não será ponto decisivo no jogo, preciso me concentrar em proteger meu serviço antes.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias