Tsitsipas bate Federer e faz história indo à final do ATP Finals
Grego é o primeiro de seu país a chegar à final do torneio que reúne os melhores da temporada
- Matéria
- Mais Notícias
O grego Stefanos Tsitsipas, sexto da ATP, surpreendeu o suíço Roger Federer, terceiro colocado, na semifinal do ATP Finals de Londres e em sua primeira participação na competição que reúne os melhores do ano, está na final.
Tsitsipas precisou de 1h37 para fechar o placar em 6/3 6/4 tendo convertido seis aces contra três do suíço e cometendo as três duplas-faltas da partida e 27 erros não-forçados contra 29 do suíço, que disparou 21 bolas vencedoras contra 20 do grego.
Com uma tática de movimentar o suíço na linha de base e buscar algumas devoluções firmes na paralela já para definir, Tsitsipas abriu 3/0 com quebra no segundo game e passou a se sustentar em seu saque. O Suíço tentou pressionar, viu o grego nervoso cometendo alguns erros, mas salvando os cinco breakpoints do suíço fechou a primeira etapa.
No segundo set, Tsitsipas conquistou uma quebra no terceiro game, mas não sustentou seu saque, viu Federer confirmar sua primeira quebra após dez chances e precisou forçar na devolução e arriscar com backhand cruzado para conquistar quebra no quinto game, abrir 4/2 e administrou, saindo de um 15-30 após cometer dupla-falta no oitavo game. Sacando para o jogo, o grego sentiu a pressão do momento, de Federer e da torcida, precisou salvar dois breakpoints com saque colocado e fechou com ace.
Na grande final, Tsitsipas aguarda pelo vencedor da partida entre o austríaco Dominic Thiem e o alemão Alexander Zverev, atual campeão do torneio.
Stefanos Tsitsipas é o primeiro grego da história a disputar um ATP Finals e por isso, o primeiro a chegar à final.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias