TIM 4G: Roberto, o Dinamite de São Januário
Ídolo do Vasco é o primeiro cruz-maltino homenageado por patrocinadora do clube
Um guerreiro de chute potente, maior ídolo do Vasco, jogador que mais atuou com a camisa cruz-maltina na história (1.022 jogos) e que mais gols marcou para o time de São Januário (617). Este é Carlos Roberto de Oliveira, ou Roberto Dinamite, apelido que ganhou em alusão à força dos chutes com a perna direita. Atributos que o fizeram ser o primeiro vascaíno homenageado pela TIM, patrocinadora do clube, como craque TIM 4G do passado.
Dinamite estreou no time profissional do Vasco ainda como juvenil, no Campeonato Brasileiro de 1971, contra o Internacional, em São Januário. O garoto grandalhão e meio desengonçado de 17 anos saiu do banco de reservas para entrar no ataque cruz-maltino. Na primeira bola que recebeu, driblou os três marcadores e soltou uma bomba com a perna direita. A bola seguiu como um foguete e balançou a rede do rival colorado. Este foi o cartão de visitas da então promessa vascaína para a torcida, se mostrando Gigante, um dos atributos do TIM 4G.
Era o início de um caso de amor. Dinamite continuou entre os juvenis, apesar da estreia arrebatadora, e só foi integrado aos profissionais dois anos depois. Fruto da desconfiança por ser forte fisicamente, mas com pouca habilidade. Para se superar, demonstrou Garra, mais um atributo do TIM 4G.
A técnica foi se aprimorando na mesma medida em que ele ganhava espaço no time e no coração dos vascaínos. Roberto sabia que não era craque. E por isso mesmo dava o máximo em cada jogo e treino. Teve Grandeza, outro atributo do TIM 4G, para se superar e virar o jogo da carreira a favor dele.
Roberto deu centenas de alegrias aos torcedores vascaínos. Virava jogos perdidos e metia medo nos adversários, especialmente no Flamengo, numa época em que o Rubro-Negro causava medo em todo mundo. No Vasco, conquistou os campeonatos cariocas de 1977, 1982, 1987, 1988 e 1992, além do Campeonato Brasileiro de 1974. Entre idas e vindas, defendeu a camisa cruz-maltina entre 1971 e 1993. Teve uma passagem frustrante pelo Barcelona, em 1980. Atuou também na Portuguesa (1989) e pelo Campo Grande (RJ), em 1991. Pela Seleção Brasileira marcou 26 gols em 49 partidas.
Depois de pendurar as chuteiras - no Gigante da Colina, em 1993, aos 39 anos, em um amistoso diante do La Coruña, da Espanha -, Dinamite partiu para a política. Foi vereador no Rio de Janeiro, deputado estadual e presidente do Vasco durante seis anos.
Patrocinadora de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, a TIM homenageará até o fim de 2017 jogadores dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro das décadas de 70, 80 ou 90, que, de forma geral, apresentaram os atributos “G” (Garra, Gênio, Gigante, Grandeza) quando atuavam. Periodicamente, contaremos um pouco da história destes craques do passado e o motivo deles terem sido escolhidos. Afinal, os quatro maiores times cariocas merecem a maior cobertura 4G do Rio e as melhores histórias para serem compartilhadas.