TIM 4G: Andrada, muito mais do que o goleiro do milésimo de Pelé
Ídolo do Vasco, argentino teve grande carreira e é homenageado pela TIM
- Matéria
- Mais Notícias
Muitos goleiros são lembrados por defesas espetaculares que fizeram em suas carreiras, como o inglês Gordon Banks, que defendeu uma cabeçada a queima-roupa de Pelé na Copa do Mundo de 1970. O argentino Edgardo Roberto Andrada, ou somente Andrada, no entanto, ganhou fama por um gol que levou. O que não diminui o brilho que teve na carreira e que faz dele um autêntico craque TIM 4G do passado e um dos homenageados pela TIM, patrocinadora dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro.
Andrada foi o goleiro que sofreu o milésimo gol de Pelé, de pênalti, no dia 19 de novembro de 1969, no Maracanã, na partida do Gigante da Colina contra o Santos. Ele acertou o canto, chegou a encostar na bola, mas não teve jeito. Entrou para a história como o goleiro do milésimo gol do Rei.
Ídolo vascaíno, Andrada jogou pelo Cruz-Maltino entre 1969 e 1975, quando viveu a melhor fase da carreira e ganhou um prêmio individual, a Bola de Prata, em 1971. Era ovacionado pela torcida pelas defesas milagrosas e boas reposições de bola. Em São Januário, conquistou os títulos do Campeonato Carioca de 1970 e do Campeonato Brasileiro de 1974.
Andrada, também conhecido como El Gato, começou a carreira no Rosario Central (ARG), clube da sua cidade natal, que defendeu entre 1960 e 1969. Depois do Vasco, ele se transferiu para o Vitória, em 1976, e retornou ao futebol argentino para jogar pelo Colón, de 1977 a 1982, onde encerrou a carreira. Pela seleção hermana atuou 20 vezes.
Em 2007, Andrada voltou ao clube que o revelou para exercer a função de preparador de goleiros. Atualmente, aos 78 anos, curte a aposentadoria vivendo na Argentina.
Patrocinadora de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, a TIM homenageará até o fim de 2017 jogadores do passado dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, que, de forma geral, apresentaram os atributos “G” (Garra, Gênio, Gigante, Grandeza) quando atuavam. Periodicamente, contaremos um pouco da história destes craques e o motivo deles terem sido escolhidos. Afinal, os quatro maiores times cariocas merecem a maior cobertura 4G do Rio e as melhores histórias para serem compartilhadas.
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias