menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

TIM 4G: Paulo Victor, goleiro histórico do Fluminense

Integrante do time que foi campeão brasileiro e tri carioca deixou saudade nas Laranjeiras

Paulo Victor, que atuou no Fluminense na década de 80
imagem camera(Foto: Reprodução)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro
Dia 15/08/2017
11:28
Atualizado em 15/08/2017
11:39

  • Matéria
  • Mais Notícias

Paulo Victor Barbosa de Carvalho, o Paulo Victor, participou de umas eras mais gloriosas do Fluminense. Tricampeão carioca (1983, 1984 e 1985), campeão da Taça Guanabara de 1983 e 1985 e do Campeonato Brasileiro de 1984, caiu logo nas graças da torcida com defesas firmes e segurança debaixo das traves, apesar da baixa estatura para um goleiro (1,79m). Passava confiança aos jogadores e era considerado um dos líderes daquele grupo, tornando-se um autêntico craque TIM 4G e um dos homenageados pela TIM, patrocinadora dos quatro grandes clubes cariocas.

Natural de Belém do Pará, nascido a 7 de junho de 1957, Paulo Victor começou a carreira no Ceub, de Brasília e passou por clubes sem expressão no Distrito Federal, até chegar às Laranjeiras, sem muito alarde, em 1981. Integrou o timaço tricolor comandado por Carlos Alberto Parreira, que tinha ainda Ricardo Gomes, Romerito, Branco, Aldo, Washington e Assis, entre outros na conquista do Brasileiro de 1984.
Na conquista da competição nacional, sustentou a incrível média de levar apenas 0,5 gol por jogo (12 gols sofridos em 24 jogos), a menor média dos goleiros tricolores em Campeonatos Brasileiros.

Comemorou ainda títulos como o Torneio de Seul, em 1984, o Torneio de Paris, em 1987 e a Copa Kirin, também em 1987. Paulo Victor fez ao todo 365 partidas com a camisa do Flu, entre 1981 e 1988, sofrendo 286 gols e garantindo o posto de segundo goleiro que mais defendeu o clube na história, atrás apenas de Castilho.

Depois de deixar as Laranjeiras, em 1988, passou por clubes como América-RJ, Coritiba, Sport, São José, Grêmio Maringá, Remo, Paysandu e encerrou a carreira no Volta Redonda, em 1994.

Com a camisa da Seleção Brasileira, disputou oito jogos e foi à Copa do Mundo de 1986, no México, como reserva de Carlos. Depois de pendurar as chuteiras, virou comentarista de futebol e tem uma escolinha em Brasília.

Patrocinadora de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, a TIM homenageará até o fim de 2017 jogadores do passado dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, que, de forma geral, apresentaram os atributos “G” (Garra, Gênio, Gigante, Grandeza) quando atuavam. Periodicamente, contaremos um pouco da história destes craques e o motivo deles terem sido escolhidos. Afinal, os quatro maiores times cariocas merecem a maior cobertura 4G do Rio e as melhores histórias para serem compartilhadas.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias