Esporte Clube Pinheiros completa 113 anos de fundação

- Matéria
- Mais Notícias
Fundado em 07 de setembro de 1899, o Esporte Clube Pinheiros comemora 113 anos de existência nesta sexta-feira. O clube, maior centro poliesportivo da América Latina, foi fundado pelo alemão Hans Nobiling com o nome de Sport Club Germânia. O Pinheiros comemora ainda sete décadas da mudança do nome, ocorrida devido a uma determinação do governo de Getúlio Vargas durante a Segunda Guerra Mundial.
Com mais de dois mil atletas competitivos e cerca de 38 mil associados, o clube possui uma história de conquistas, especialmente nos esportes olímpicos. A mudança do nome Sport Club Germânia para Esporte Clube Pinheiros, ocorrida em 1942, é um dos marcos da história da instituição. No decorrer da Segunda Guerra Mundial, todos os clubes brasileiros que tivessem nomes estrangeiros precisavam mudar de nome caso desejassem continuar suas atividades. Os casos mais conhecidos são os “Palestras Itália” de São Paulo e Minas Gerais, que passaram a se chamar Palmeiras e Cruzeiro.
Ao longo de sua história, o Pinheiros já teve sete medalhistas olímpicos, sendo o judoca Rafael Silva (Baby) o mais recente. Cesar Cielo (ouro e bronze em 2008), Leandro Guilheiro (bronze em 2008), João do Pulo (bronze em 1976), Gustavo Borges (prata em 1992, prata e bronze em 1996), Douglas Vieira (prata em 1984) e Manoel dos Santos (bronze em 1960) completam a lista.
A trajetória esportiva do clube foi iniciada com um time de futebol, o S.C.Germânia. A equipe disputou o Campeonato Paulista por 26 vezes, conquistando o título em 1906 e 1915. O atacante Arthur Friedenreich, um dos primeiros craques do futebol brasileiro, jogou na equipe em 1909 e 1911. Antes de Friedenreich, outro nome de destaque foi Hermann Friese, que trouxe destaque ao Germânia em 1903. O time acabou, entre outros motivos, por causa da profissionalização do futebol, ocorrida em 1932. Já o caminho olímpico, consolidado ao longo da história do clube, teve seu passo inicial com o atletismo. Nesta trajetória, uma dos destaques foi a inauguração, em 1933, da piscina olímpica como solução à retificação do rio Pinheiros.
Local de pesquisa e conservação de acervo histórico, o Centro Pró-Memória Hans Nobiling guarda a história do Esporte Clube Pinheiros, mas também conta o passado do esporte paulista e brasileiro. O Pró-Memória é aberto à visitação de não-sócios.
O clube possui uma área de 170.000 m², dos quais 80.000 m² são constituídos de jardins e alamedas e 52.000 m² áreas construídas.
Centro Pró-Memória Hans Nobiling é uma excelente opção para conhecer a história do Pinheiros
Fundado em 23 de março de 1991, o espaço pode ser considerado um dos museus do esporte brasileiro. Tendo como linha geral o trabalho com a pesquisa, organização e conservação da história, o Pró-Memória possui um acervo rico, que engloba troféus, objetos antigos, documentos, fotos e vídeos. Outra linha forte de atuação do local é a de centro de pesquisas.
Além da exibição dos troféus e homenagens aos grandes campeões que passaram pelo clube, o Centro Pró-Memória ainda possui uma área reservada para exposição permanente em 3D. Apesar de muitos pensarem que essa tecnologia é recente, ela surgiu em 1833, com a criação do esterescópio, feito por Charles Wheatstone. As fotos mostram momentos interessantes do cotidiano do clube ao longo do tempo.
Em média, 40 não-sócios visitam o Pró-Memória por mês. Segundo Yara Rovai, supervisora do local, os visitantes gostam mais do espaço onde os troféus estão expostos. Ela também informou ao LANCENET! que um áudio guia está sendo atualizado para ajudar os visitantes que vão ao espaço pela primeira vez.
Além da parte física, o Centro ainda conta com um acervo on-line, que contém fotografias, documentos e publicações.
Para conhecer pessoalmente o Centro Pró-Memória Hans Nobiling, que guarda importantes momentos do esporte brasileiro, é necessário agendar um horário através dos telefones (11) 35989715 ou (11) 35989716 ou ainda enviar um e-mail para [email protected]. O espaço funciona de 3ª a 6ª das 9h às 17h e das 10h às 14h nos finais de semana. O Pró-Memória não abre aos feriados.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias