LANCE!Net visita Amsterdam Arena e vê show do estádio do Ajax

- Matéria
- Mais Notícias
O LANCE!Net está na Holanda e visitou neste domingo a Amsterdam Arena, que recebeu o jogo entre Ajax e Heerenveen, válido pela 24ª rodada do campeonato nacional. Mas quem roubou a cena antes, durante e depois do evento do dia foi o estádio, que se comporta de um jeito bem diferente das arenas brasileiras.
Antes da bola rolar já foi possível destacar três pontos. Para começar, a área atrás do gol esquerdo às cabines de imprensa, destinada a deficientes físicos, que assistem aos jogos bem próximos ao gramado. Depois foi o sistema de som potente, puro, sem deixar nenhum torcedor com cara feia nas arquibancadas. A música tocava e animava o público agasalhado por causa do inverno à espera da partida. O terceiro ponto veio dos dois telões do estádio - que receberá um destaque maior na matéria. Avisos de "proibido fumar" eram repetidos com grande frequência.
MAIS HOLANDA:
> Dinamarquês faz três gols e Ajax segue com folga na liderança
Se o cigarro não é permitido, a cerveja está liberada. Mas é a cerveja com álcool mesmo, diferentemente do Brasil, que teve a comercialização deste tipo de bebida proibida no primeiro semestre de 2008 por causa da violência nos estádios. Falando em segurança, a Amsterdam Arena tem um trabalho em conjunto dos stewards com os funcionários do estádio, que recepcionam, orientam, vigiam o público e até cuidam da limpeza do local.
E os telões? Um show de informações. Além da alta definição da imagem e do tamanho dos mesmos, alguns fatos chamaram atenção. Repetição de gols e jogadas são transmitidas logo depois dos lances dentro das quatro linhas. Até uma linha de impedimento imaginária foi exibida em uma das jogadas da partida. Outro detalhe curioso é atualização de dados nas escalações das duas equipes. É mostrado para os torcedores várias vezes quem está com cartão amarelo, por exemplo, durante o jogo.
Se não bastassem curiosidades, veio o "gran finale" na Amsterdam Arena. Após a vitória por 3 a 0, o Ajax decidiu homenagear um dos seus ídolos recentes: Christian Eriksen, que se transferiu para jogar no Tottenham (ING) em 2013, depois de conquistar quatro títulos nacionais em Amsterdã. O meia dinamarquês foi chamado a campo, discursou e depois chutou bolas para os torcedores, que não deixaram a arena para saudar o jogador.
Quando Eriksen se aproximou de uma das torcidas organizadas mais animadas do clube, sinalizadores acenderam um letreiro vermelho com seu nome, fogos de artifício foram estourados e rolos de papéis com as cores do Ajax foram lançados. Um verdadeiro show. Uma aula de como fazer um belo espetáculo.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias