‘Palmeirense’, judoca Ilias Iliadis é alento para a Grécia em meio à crise

- Matéria
- Mais Notícias
Apenas um assunto claramente deixa desconfortável Ilias Iliadis. Solícito e simpático durante todo o bate-papo com a reportagem do L!, em São Paulo, o lutador grego, dono de duas medalhas olímpicas, mostrou-se incomodado ao comentar a grave crise econômica que acomete seu país.
Não é para menos. Foram muitos os casos de atletas gregos que tiveram a preparação olímpica atrapalhada por conta da retração financeira. Não Ilias, que foi a Londres e retornou de lá com o bronze na categoria até 90kg – sua segunda medalha olímpica, já que foi campeão em Atenas-2004 (na categoria abaixo, os meio-médios, com lutadores de até 81kg).
– Não deixo essas coisas me afetarem. Sempre faço meu melhor. Há crise econômica, mas não posso deixar isso prejudicar a minha carreira. Tenho de ser mais forte – disse Iliadis, antes de seguir para Bauru, onde lutou os Jogos Abertos do Interior pela equipe de Mogi das Cruzes/Palmeiras (leia ao lado).
Por meio de seu empresário, já que tem dificuldades com a língua inglesa, Iliadis também contou que recebe aporte da União Europeia de Judô (EJU, em inglês). Com o sistema de ranqueamento olímpico, no qual os atletas precisam viajar para grande parte das etapas circuito para se classificar, os judocas necessitam de recursos. O que, no momento, está em falta na Grécia.
– Isso prejudicou realmente um grande número de atletas gregos, já que eles tiveram de buscar meios para se financiar – completou.
Iliadis esteve no Brasil pela quarta vez na carreira. Mas esta visita teve como intuito começar a se familiarizar ainda mais com o país, que receberá tanto o Mundial de Judô de 2013 (no Rio) quanto os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.
Quem é
Nome: Ilias Iliadis
Nascimento: 10/11/1986, em Ahmeta (GEO). Naturalizou-se grego em 2002. Tem 1,78m de altura e pesa 90kg.
Carreira: Campeão olímpico em Atenas no categoria meio-médio (81kg), Iliadis foi porta-bandeira da Grécia quatro anos depois. Bi mundial (2010 e 2011), ele foi bronze nos Jogos de Londres-2012.
Iliadis foi algoz de Tiago Camilo
Nos Jogos Olímpicos de Londres, o brasileiro Tiago Camilo ficou a apenas uma vitória de conquistar a medalha de bronze na categoria até 90kg. Em seu caminho para o pódio, contudo, estava justamente Ilias Iliadis, que o venceu na luta final e lhe “roubou” a láurea.
Iliadis demonstrou muito respeito ao falar do brasileiro, contra quem já lutou três vezes, com duas vitórias e apenas uma derrota.
– Tiago é um judoca espetacular. Um lutador muito experiente, por quem eu tenho muito respeito. Mas, judô é judô, e a luta em Londres poderia ter ido para qualquer um dos lados. Felizmente, veio para o meu (risos) – declarou Iliadis.
Nos Jogos Abertos do Interior, o grego contribuiu apenas em um combate com a equipe de Mogi das Cruzes/Palmeiras. Em ação pela categoria absoluto, ele lesionou a mão esquerda ao conseguir um ippon e não pôde voltar ao tatame.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias