Jornalistas colombianos analisam reforço do Vasco: ‘É uma arma letal’
Argentino German Cano, de 31 anos, tem 127 marcados com a camisa do Independiente Medellín e foi fundamental na conquista da Copa Colômbia pelo clube neste ano
Se a torcida do Vasco ficou animada apenas com o anúncio da contratação de German Cano pelo clube, na noite da última sexta-feira, ela pode ficar ainda mais esperançosa após saber a opinião de quem acompanhou de perto o atacante argentino em campo pelo Independiente Medellín, da Colômbia, sobre o assunto. O L! ouviu jornalistas colombianos para saber mais sobre as características e em que o jogador pode agregar ao time.
Segundo o que analisa Yoni Gutiérrez Castañeda, repórter e comentarista da emissora colombiana "RCN Radio", o novo reforço da Colina trará muitas alegrias ao torcedor vascaíno.
- German é completo, não é um típico atacante de área. Ele participa do jogo, é muito coletivo. Quando voltou do México (em 2018), tornou-se o maior goleador do Independiente Medellín. Fez 127 gols e ultrapassou seu compatriota José Vicente Grecco, que jogou no clube nos anos 1950, e fez 98. German Cano é uma arma letal, só não é tão conhecido porque está em uma equipe que não tem tanta vitrine, mas é um jogador com muitas características boas. Tem frieza para cobrar pênaltis, para decidir as jogadas — disse o radialista, que complementou.
- Cano se machuca pouco e é um jogador de grande sacrifício. É um jogador com boas características físicas, se entrega muito pelo clube, honra a camisa. Pelo menos, com o Independiente Medellín foi assim. Tanto que algumas equipes grandes da Colômbia, como Atlético Nacional e Junior Barraquilla, tentaram contratá-lo. Mas ele, sempre por respeito à torcida de um time como o Independiente Medellín, não aceitou nenhuma dessas propostas. Ele diz que não jogaria em nenhuma equipe da Colômbia que não fosse esse. Antes, ele só havia jogado pelo Deportivo Pereira, da Segunda Divisão.
Omar Sanchez, da "Caracol Radio", foi outro a elogiar o novo reforço vascaíno:
— Podemos dizer que German Cano é um goleador nato. É um jogador cadencia muito bem, é muito coletivo e sabe chegar na bola, busca a oportunidade. É um verdadeiro matador, em todos os sentidos. É muito rápido, atlético, busca os espaços, sabe recuar quando não tem muitas chances. Ajuda a defesa. Foi uma das melhores contratações do futebol colombiano nos últimos anos — disse Sanchez, confirmando a lealdade de Cano ao Independiente Medellín.
Um dos poucos pontos fracos de German Cano, segundo Yoni Gutiérrez, é o jogo aéreo, mas o jornalista alerta que não é um ponto tão fraco assim:
— German não tem muito jogo aéreo, pois não é muito alto, mas decidiu alguns jogos com este tipo de jogo.
Decisivo em título
German Cano tem 31 anos e iniciou a carreira no Lanús, de seu país natal, em 2008. Com passagens ainda por Chacarita Juniors e Colón, também da Argentina, Nacional, do Paraguai, Pachuca e León, ambos do México, e por Deportivo Pereira, da Colômbia, ele teve atuações mais marcantes pelo Independiente Medellín. Por este clube — de 2012 a 2014 e de 2018 até então — obteve grande quantidade de gols marcados. Só em 2019, foram 35 em 39 jogos. Com um gol em cada partida da final — empate em 2 a 2 e vitória por 2 a 1 em confrontos com o Deportivo Cali —, Cano ajudou o Independiente Medellín a conquistar o título da Copa Colômbia deste ano.