Centroavantes do Vasco: Pedro Raul lidera estatísticas ofensivas e merece voto de confiança
Camisa 9 é o artilheiro do time e líder de assistências. Chegada de Rwan Cruz vai acirrar a disputa e aumenta opções de Barbieri
Na sétima e última reportagem sobre o elenco do Vasco, o LANCE! analisa os centroavantes que Maurício Barbieri tem à disposição para a sequência da temporada. A titularidade pertence a Pedro Raul, que tomou conta da posição, mas ficou marcado negativamente por desperdiçar três cobranças de pênaltis. Uma delas daria a classificação diante do ABC, pela Copa do Brasil.
Por outro lado, Pedro Raul é o artilheiro do Vasco com sete gols e também o líder de assistências, com quatro passes decisivos. Os números têm justificado a sua contratação, que custou ao Cruz-Maltino 2 milhões de dólares (R$ 10,6 milhões). No entanto, necessita ser mais acertivo nas finalizações, já que o Campeonato Brasileiro é muito mais difícil e chances desperdiçadas irão custar pontos importantes.
+ Pontas do Vasco: Pec inicia o ano em fase goleadora e Orellano busca mais espaço
DONO DA POSIÇÃO
Após se destacar com a camisa do Goiás e ser vice-artilheiro do Brasileirão, com 19 gols, Pedro Raul era um dos principais nomes do mercado e atraiu o interesse de diversos clubes. Mesmo assim, a 777 Partners em seu primeiro ano à frente do Gigante da Colina conseguiu atrair o atacante para o novo projeto, que busca recolocar o clube na briga por títulos com um time competitivo.
+ Meias do Vasco: Nenê de saída enfraquece a posição; função tem dois possíveis substitutos
O início foi o melhor possível faro de gol e muita presença de área ao incomodar os adversários. Até o momento, foram sete gols em onze jogos, uma boa média para um centroavante. Contudo, no último mês, o jogador pecou na pontaria ao desperdiçar cobranças de pênaltis decisivas e não ser letal na cara do gol.
+ Volantes do Vasco: Andrey até o meio do ano faz da posição a mais carente do elenco
CARA NOVA E POSSÍVEL SOMBRA
Na última sexta, o Cruz-Maltino anunciou a contratação por empréstimo de Rwan Cruz, junto ao Santos. A tendência é que o jogador seja o reserva imediato de Pedro Raul. Com 1,87, o atacante se destaca na bola aérea e imposição física mesmo sendo muito jovem.
+ Zagueiros do Vasco: Léo se firma como titular, e Capasso precisa recuperar a confiança
Além disso, pode atuar como segundo atacante e trabalhar na construção pelo lado esquerdo como atuou no Peixe. Rwan pode exercer a função que Alex Teixeira tem feito neste início de ano, ao buscar as tabelas, triangulações para encontrar o pivô do centroavante e deixar o corredor para Lucas Piton.
+ Laterais do Vasco: Piton e Puma tomam conta das posições; Riquelme volta no Brasileiro
OPÇÃO JOVEM
No elenco, Barbieri tem utilizado Eguinaldo como reserva imediato de seu titular. O atacante tem como ponto forte a velocidade, podendo também jogar pelos lados do campo. GB, outra joia da base, seria mais uma opção para a posição, mas uma grave lesão no joelho esquerdo o tirou da temporada.
+ Goleiros do Vasco: Léo Jardim divide a opinião dos torcedores, que pedem mais chances para Ivan