Com trajetórias distintas, Vasco e Sport se encaram e fazem ‘final antecipada’ na Série B
Apesar de momentos de instabilidade na competição, Cruz-Maltino segue firme no G4. Já o Leão da Ilha luta pegar a vaga da equipe carioca
Vasco e Sport vão se enfrentar e fazem mais uma "decisão" neste domingo. Com os resultados, a 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro tem sido desfavorável a ambos os times. Apesar do Cruz-Maltino depender de si, diversos adversários seguem vivos na luta pelo acesso à elite do futebol nacional.
+ Veja a classificação da Série B
Até aqui, o caminho dos dois clubes na competição foram distintos. O Vasco, por exemplo, desde que entrou no G4 na 6ª rodada, após vencer o CSA, não saiu mais do pelotão dos quatro que sobem para a Série A do Brasileirão de 2023.
Apesar disso, o Cruz-Maltino alternou entre bons e maus momentos. Principalmente, depois da saída do técnico Zé Ricardo. A equipe tinha como característica forte a solidez defensiva e pontuava independente de estar jogando um futebol vistoso. Com a mudança no comando técnico, o time tentou jogar de maneira mais propositiva e passou a tropeçar.
O Gigante da Colina segue invicto em São Januário. Porém chegou a acumular uma sequência de oito derrotas consecutivas como visitante. E nesse período, o time seguiu extremamente dependente de Nenê. Além disso, as crias da base Gabriel Pec e Figueiredo também ficaram desgastadas por terem a grande responsabilidade do Vasco ter que subir a qualquer custo.
Neste cenário, que outros moleques da Colina apareceram como uma solução caseira. É o caso de Marlon Gomes e Eguinaldo, que se aliaram ao talento de Andrey Santos. Vale lembrar que das contratações na janela do meio do ano, somente Alex Teixeira e Bruno Tubarão tem sido utilizados.
+ Tormenta ou calmaria? Veja os possíveis cenários do Vasco após o jogo contra o Sport
Jorginho chegou na reta final da Série B e aparou as arestas. Inclusive, o Vasco fez jus a alcunha de "time da virada", ao virar uma partida, heroicamente, contra o Operário em Ponta Grossa. Era o que faltava para a retomada da confiança e emplacar nas últimas rodadas.
No início da Segunda Divisão, o Sport também esteve entre os quatro primeiros. Mas ao empatar com o Náutico na 13ª rodada, saiu e nunca mais voltou. Além disso, chegou a ficar em décimo. No segundo turno deu a volta por cima e passou a ficar vivo na briga para disputar a Primeira Divisão na próxima temporada.
Durante este ciclo foram quatro treinadores. Agora com Claudinei Oliveira carrega a responsabilidade de conseguir o acesso, ainda que o time não dependa apenas de si. Nomes como Vágner Love e Gustavo Coutinho chegaram e ajudaram na evolução do Rubro-Negro, além de Wanderson e Labandeira.
Outro jogador que tem sido fundamental é o Fabinho, que foi contratado ainda antes da Série B. Porém só teve espaço quando Lisca chegou. A dupla de zaga, formada por Thyere e Sabino, deu liga e também é um dos pontos fortes da equipe.
+ Matemático revela pontuação que garante o acesso do Vasco
A 35ª rodada já teve um fechamento parcial com os jogos deste sábado e os resultados não foram favoráveis. Agora, a pressão está toda em cima de Vasco e Sport, que precisam pontuar a qualquer custo para se aproximarem cada vez mais da Série A de 2023.
*Estagiário sob a supervisão do LANCE!