A busca do Vasco por um novo centroavante está tão limitada pela questão financeira que o clube já abriu a possibilidade de contratação para também um ponta. Clayton, do Atlético-MG, foi observado, como revelado pelo Blog do Garone, e a reportagem do LANCE! já havia antecipado o interesse em Guilherme, atualmente no Sport. Sobre este, o Grêmio faz jogo duro.
Cedido por empréstimo até o fim deste ano ao clube pernambucano, o atacante habitualmente escalado pela esquerda também é alvo do Cruzeiro, mas os moldes atualmente propostos tanto pela Raposa quanto pelo Cruz-Maltino não agradaram à diretoria gaúcha.
O Cruzeiro deseja estabelecer vínculo até o fim de 2020, o Vasco até o fim deste ano. O Grêmio aceitaria negociar a venda do jogador de 24 anos, ou estabelecer um valor fixado para venda ao fim do período em que o atleta estiver cedido. Naturalmente, se a oferta for melhor do que a do Sport, pela qual o clube de Porto Alegre (RS) já arca com parte dos vencimentos.
Guilherme é natural de São Paulo SP), mas fez os últimos anos das categorias de base no clube gaúcho. Esteve emprestado ao Botafogo (em 2017), à Chapecoense e ao Coritiba (em 2018) e vive a temporada mais artilheira neste 2019: são dez gols em 30 partidas.
Clayton, por sua vez, estava cedido ao Bahia no primeiro semestre e retornou ao Atlético. No time mineiro, porém, não teve muito espaço. O jogador tem passagens por Figueirense e Corinthians.